Como Abrir uma Conta Empresarial

A conta que é destinada a pessoa jurídica (pessoas que possuem empresas) tem como objetivo guardar e gerenciar o dinheiro obtido com os pagamentos…

Por Redacao em 20/07/2011

A conta que é destinada a pessoa jurídica (pessoas que possuem empresas) tem como objetivo guardar e gerenciar o dinheiro obtido com os pagamentos das empresas, para assim efetuar pagamentos de tributos. Para abrir uma conta empresarial, é necessário uma serie de documentos, independente da instituição bancária que irá se associar.

Entre esta documentação, é necessário o cartão de CNPJ (registro de identificação das empresas), Contrato Social (contrato onde mostra as especificações da empresa, ramo que atua, participantes de sociedade, divisões de quotas, delegação de poderes, como quem pode assinar pela empresa, e seu representante legal, capital pertencente, e informações físicas, como onde esta localizada, classificação fiscal, e outras diversas informações, que a nomeiam de forma a ser reconhecida pela receita federal, também é necessário documentos pessoais dos sócios da empresa, e estatuto ou convenção da empresa.

Todas estas informações são necessárias, para que a instituição bancária possa reconhecer a empresa, assim como cliente físico, e possa como na questão de pessoa física, ter uma segurança cadastral de quem deverá ser cobrado impostos, juros e taxas de serviço pertencentes aos serviços prestados.

A abertura de conta, apesar de toda a documentação solicitada, é algo muito simples de se fazer, e alguns bancos oferecem aos clientes facilidades como realização de pré-cadastro pela internet. Assim como a instituição bancária Itaú, onde o responsável pela conta acessa o site www.itau.com.br e preenche o formulário de proposta e indica a agencia que lhe convém.

E para aqueles que não possuem tanta confiança na internet para colocar as informações solicitadas, podem procurar diretamente a agencia que lhe favorece, e abrir diretamente com os responsáveis de abertura de conta.

Estas contas empresarias facilitam o serviço do departamento financeiro, pois com elas, os responsáveis pelas contas, podem fazer todos os procedimentos cabíveis via internet, com o sistema bankline, onde podem pagar contas, receber e fazer os controles via extrato bancário, e fazer o pagamento de salários diretamente na conta dos funcionários, sem correr o risco de qualquer fatalidade, como assaltos, e quedas de sistema.

Para o gerenciamento de contas empresariais, as instituições cobram uma taxa de serviço, assim como quando a pessoa jurídica abre uma conta corrente, e lhe é cobrado taxas como emissão de extrato, e taxa de manutenção da conta.

Muitos bancos oferecem o atendimento personalizado, que faz com que sempre tenha alguém responsável para tirar dúvidas da conta como em casos de débitos indevidos, cheques devolvidos, entre outros problemas que possam ocorrer no cotidiano de uma pessoa que movimenta dinheiro.

Uma das outras facilidades que estas contas apresentam também, é o , que na maioria das vezes, é utilizado para pequenas compras, e que necessitam ser parceladas. E também, alguns fornecedores solicitam referencias bancárias para fechar parcerias e ter uma conta empresarial facilita todo este procedimento.

Top