Como abrir MEI grátis de forma rápida e simples!

PUBLICIDADE

Sair da informalidade é um desejo de muitos trabalhadores brasileiros. Isso porque, ter uma ocupação regulamentada garante vantagens e direitos muito importantes, como a capacidade de conseguir crédito ou mesmo benefícios previdenciários, como a possibilidade de aposentadoria, por exemplo.

Foi justamente para garantir a regulamentação de mais trabalhadores que o governo criou, em 2008, o MEI. Além disso, o MEI também surgiu para dar oportunidade para pessoas que querem começar a empreender.

Nesse texto você vai entender como funciona o processo para abrir MEI de forma gratuita. Continue no texto e tire as suas dúvidas.

PUBLICIDADE

Como abrir MEI grátis?

Para se tornar um MEI de forma gratuita basta seguir alguns passos simples. Primeiro, cadastre-se no portal de serviços do governo, disponível neste link. Lá, é necessário uma conta simples, que também pode ser feita pelo aplicativo Meu gov.br. Depois disso, vem a abertura do MEI propriamente. Para abrir o MEI basta entrar no Portal do Empreendedor, clicar na opção “Formalize-se” e preencher o que for solicitado. Não precisa pagar nada.

É difícil abrir MEI grátis?

Todo o processo é feito online mesmo e é muito simples. Basta seguir os passos determinados na plataforma do Portal do Empreendedor e fornecer os dados pedidos. Após a finalização do processo de criação do MEI, serão feitos os cadastramentos no CNPJ, no INSS e na Junta Comercial. Pronto, depois disso você já estará formalizado.

Como abrir MEI grátis de forma rápida e simples! (2)
Fonte/Reprodução: original

Para comprovar essa formalização pode ser emitido o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI), um documento único e pode ser emitido ao final do processo de criação do MEI. Esse documento garante que agora você é um MEI e também dispensa a necessidade de assinar papéis ou enviar cópias de documentos pessoais, o que deixa o procedimento mais simples. Tudo é feito pela internet mesmo.

Tem que pagar para criar MEI?

A criação do MEI, descrita acima, é totalmente gratuita. Você não paga nada na hora da inscrição. Mas isso não significa que o MEI está completamente livre de obrigações fiscais. Após se tornar MEI, o microempreendedor deve pagar, mensalmente, o Documento de Arrecadação Simplificada (DAS), que custa em média R$ 50,00. Também é cobrado, para o INSS, o equivalente a 5% do salário-mínimo.

PUBLICIDADE

Esses são os passos para abrir seu MEI gratuito e pela internet. Mas, antes de fazer isso, não esqueça de pesquisar sobre o seu negócio para checar a viabilidade do mesmo na sua região.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.