Comidinhas da sorte para a passagem de ano

Como todo início, o ano de 2016 promete começar trazendo esperança para muitas pessoas. Parece que essa passagem de ano vai além do limite…

Como todo início, o ano de 2016 promete começar trazendo esperança para muitas pessoas. Parece que essa passagem de ano vai além do limite do calendário, faz uma transformação em nós, enchendo nossa mente de planos, ideias e vontades, é como um pontapé inicial com muita força de vontade. E nada melhor do que comidinhas da sorte para a passagem de ano trazer bons fluídos.

Comidinhas da sorte para a passagem de ano (Foto: Divulgação)

Comidinhas da sorte para a passagem de ano (Foto: Divulgação)

Comidinhas da sorte para a passagem de ano

No clima de passagem de ano as pessoas acreditam que tudo vai dar certo, as coisas ruins vão mudar e tomar novo rumo, pois é um novo ano. Para ajudar nesse clima de mudanças, é comum na passagem de ano existir alguns rituais, crendices, superstições ou hábitos diferenciados que farão 2016 chegar com muita sorte na vida de quem crê. E uma dessas crendices envolve comidinhas da sorte para a passagem de ano.

Receitas deliciosas são preparadas nesta noite especial (Foto: Divulgação)

Receitas deliciosas são preparadas nesta noite especial (Foto: Divulgação)

Confira aqui Dicas de Moda Para a Virada do Ano Réveillon 2015-2016

Crendice para a dona da casa antes do jantar

Um dos hábitos para a passagem do ano é comer alimentos que dão sorte. O banquete é preparado pensando com cuidado e antes mesmo da meia noite já se começa um verdadeiro ritual, há uma crendice popular que diz que a dona da casa onde será servido o jantar, deve pegar doze uvas e dividir entre doze pessoas da família.

Arroz também é um símbolo importante nesta noite (Foto: Divulgação)

Arroz também é um símbolo importante nesta noite (Foto: Divulgação)

Quando for meia noite, os doze familiares reunidos podem fazer um pedido especial para o ano novo, comer as uvas e guardar os caroços na carteira ao longo do ano de 2012 para ter sucesso financeiro. Essa superstição chegou ao Brasil através dos portugueses.

Leia Também:  Réveillon 2015 ofertas pousadas, hotéis e hospedagem

Alimentos que dão sorte

Há alguns alimentos que não podem faltar na mesa do jantar da festa de Réveillon, a lista abaixo é uma sugestão do que se acredita serem as comidinhas que dão sorte.

Arroz – Sorte e Riqueza

É uma tradição que já vem dos libaneses e japoneses que acreditavam que o arroz simbolizava fartura pelo fato de que durante o seu cozimento ele dobra de tamanho e por isso não podia faltar na mesa de Ano Novo.

Confira aqui mais informações sobre: Moda praia Réveillon 2015-2016

Lentilhas – Fartura na mesa

Comidinhas da sorte para a passagem de ano 4

Semelhante ao pensamento da fartura do arroz, a lentilha é vista como fartura porque em seu cozimento ela também dobra seu volume. Essa tradição veio com os italianos na época da imigração e hoje no Brasil a crendice popular afirma que basta uma sopa de lentilhas para se ter um ano futuro bastante próspero.

Romãs – Dinheiro

A famosa fruta romã atrai prosperidade (Foto: Divulgação)

A famosa fruta romã atrai prosperidade (Foto: Divulgação)

A superstição com o romã funciona assim: deve-se comer sete partes e guardar as sementes na carteira, assim terá prosperidade no próximo ano.

Carne de porco – Prosperidade

Carne de porco é tradicionalmente colocada na ceia como símbolo de boas novas (Foto: Divulgação)

Carne de porco é tradicionalmente colocada na ceia como símbolo de boas novas (Foto: Divulgação)

É o prato principal do jantar de ano novo, a crendice diz que pelo fato de o porco ser um animal que fuça para frente, comê-lo trará prosperidade à casa. No Brasil o hábito é fortemente repetido no Nordeste do Brasil, especialmente em Pernambuco.

Gostou das dicas? Preparamos outros artigos com várias outras receitas que você pode fazer na noite de réveillon. Lembre-se de comprar tudo antes, pois com a proximidade do natal, os mercados ficam lotados e os preços podem subir, como todo ano ocorre.

Leia Também:  Réveillon 2015 no Rio de Janeiro: festas

Além das receitas, preparamos várias dicas de decoração e até drinks  para comemorar a chegada de 2016. Fique bem informado aqui no Mundo das Tribos e curta, comente e compartilhe.

Top