Comidas e Receitas típicas do Acre

As comidas e receitas típicas do Acre retratam bem as principais características da gastronomia do estado. Em resumo, a culinária acreana se destaca com…

Por Isabella Moretti em 17/05/2016

As comidas e receitas típicas do Acre retratam bem as principais características da gastronomia do estado. Em resumo, a culinária acreana se destaca com a presença de muitos peixes saborosos, temperos marcantes e ingredientes regionais.

Baixaria é um prato típico do Acre. (Foto: Reprodução/Globo.com)

Baixaria é um prato típico do Acre. (Foto: Reprodução/Globo.com)

O Acre é um estado brasileiro situado no Norte do país. Além de ser muito popular por conta da extração de látex, o território também ganhou fama em todo o Brasil por causa dos pratos típicos. A culinária do Acre é uma verdadeira herança do povo indígena.

Comidas Típicas do Acre

O estado do Acre é uma verdadeira mistura cultural, que recebe influência direta dos índios e dos nordestinos. A região tem uma série de receitas típicas, que surpreendem com sabores e cores.

Confira a seguir os principais pratos típicos do Acre:

Baixaria

Você quer saborear uma delícia típica do Acre? Então experimente a “baixaria”. Esse prato, servido no café da manhã, combina ingredientes bem simples, como farinha de milho, ovo frito, cheiro-verde e carne moída. A receita é bem calórica (tem 1900 calorias), mas faz muito sucesso entre os acreanos.

Tucunaré recheado

Tucunaré recheado. (Foto: Reprodução/Sealbag)

Tucunaré recheado. (Foto: Reprodução/Sealbag)

Os restaurantes no Acre costumam servir tucunaré recheado. Esse prato é preparado com um peixe bastante comum na região. O recheio fica por conta da combinação de legumes cozidos, batata-doce e pimenta-do-reino. Para o tucunaré ficar bem suculento e saboroso, o segredo é mariná-lo no vinho e no alho.

Pirarucu à casaca

Outro peixe bem popular no Acre é o pirarucu. Para prepará-lo, é comum usar uma mistura de farinha de mandioca e montar um prato em camadas.

Pato no Tucupi

A carne de pato é muito apreciada no Acre, especialmente quando ela vem acompanhada de tucupi. Para quem não sabe, o tucupi é subproduto da mandioca, muito presente na culinária do Norte do Brasil.

Pato no Tucupi. (Foto: Reprodução/Coisas de Aluno)

Pato no Tucupi. (Foto: Reprodução/Coisas de Aluno)

Doces com Cupuaçu

O Cupuaçu é uma fruta típica da região norte, que tem como principal característica o sabor adocicado e a polpa cremosa. Ela pode ser usada como principal ingrediente na preparação de tortas, bombons, entre outros doces.

Bolo de pupunha

Se você está em busca de uma sobremesa típica do Acre, então aposte no bolo de pupunha. O doce é preparado com o fruto de uma árvore muito comum no Norte.

Receitas típicas do Acre

Você quer preparar uma delícia acreana na sua casa? Então veja a seguir duas sugestões de receitas típicas do Acre:

Quibe de arroz

Quibe de arroz. (Foto: Reprodução/ Altinomachado)

Quibe de arroz. (Foto: Reprodução/ Altino Machado)

O quibe de arroz é uma adaptação acreana do quibe tradicional. A massa, ao invés de ser preparada com trigo amolecido, leva arroz cozido com caldo de galinha e um pouco de manteiga. Misture bem os ingredientes, até formar uma massa consistente. Abra um pedaço da massa na palma da mão, adicione a carne moída e enrole, no formato de quibe. Depois, é só fritar e servir como lanche.

Tambaqui à moda acreana

Lave bem as costelas de tambaqui com sumo de gengibre. Depois acrescente um pouco de limão, para remover o cheiro forte do peixe. Tempere com sal, cubra com fatias de bacon e leve ao forno por 1 hora.

Prepare um molho para servir com o tambaqui. Para isso providencie 1/colher de chá de gengibre ralado, 1 colher de manteiga, 1 colher de café de açúcar, ½ copo de molho inglês, ½ copo de vinho, ½ copo de vinagre balsâmico e 4 colheres de farinha de tapioca. Leve todos os ingredientes ao fogo e mexa até engrossar. Depois, banhe as costelas do tambaqui com esse molho e sirva com arroz branco.

Tambaqui à moda acreana. (Foto: Reprodução/Governo do Acre)

Tambaqui à moda acreana. (Foto: Reprodução/Governo do Acre)

E aí? O que achou das comidas típicas do Acre? Conhece algum outro prato? Deixe um comentário.

 

Top