Comer três bananas por dia pode diminuir risco de AVC

Além de saborosa, a banana também oferece uma série de benefícios para a saúde. A fruta mais popular do Brasil ajuda a prevenir doenças…

Além de saborosa, a banana também oferece uma série de benefícios para a saúde. A fruta mais popular do Brasil ajuda a prevenir doenças e contribui com uma rotina alimentar saudável. Uma pesquisa recente ainda revelou que comer três bananas por dia pode diminuir o risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

O potássio da banana atua contra os fatores de risco de AVC. (Foto:Divulgação)

A equipe que desenvolveu o estudo é formada por membros da Universidade de Warwick, na Inglaterra, e da Universidade de Nápoles, na Itália. O resultado completo com os dados foi divulgado no Journal of American College of Cardiology.

Banana contra o AVC

Para chegar à conclusão de que a banana previne derrames, cientistas britânicos e italianos realizaram uma pesquisa baseada em 11 trabalhos anteriores sobre o assunto.

Depois de avaliar as informações, descobriu-se que 1,6 mil miligramas de potássio por dia diminui em 21% as chances de sofrer um Acidente Vascular Cerebral. É importante ressaltar ainda que, cada banana, possui em média 500 miligramas de potássio.

Comer 3 bananas por dia reduz em 21% as chances de sofrer AVC. (Foto:Divulgação)

Outros benefícios estão associados ao consumo de potássio, como é o caso da redução da pressão arterial. A hipertensão é um dos principais fatores de risco de derrame, por isso o controle da PA faz bem para a saúde. Por outro lado, quando o organismo apresenta falta de potássio, o indivíduo pode sofrer com batimento cardíaco irregular, irritabilidade, diarreia e náuseas.

De acordo com os estudiosos responsáveis pela pesquisa sobre banana, ingerir potássio é uma forma de diminuir o consumo de sal. Tecnicamente, este hábito saudável também seria capaz de reduzir o número de mortes no mundo em decorrência de AVC. A fruta tropical não é a única fonte de potássio, afinal, outros alimentos como espinafre, nozes, batata, soja, beterraba e abacate também apresentam boas quantidades do nutriente.

Leia Também:  10 benefícios da banana para você

Saiba mais: Banana: Alimento poderoso

Benefícios da banana

A banana é caracterizada pelo sabor adocicado e pode ser encontrada em diferentes qualidades, como maçã, nanica, prata, ouro e terra. Embora tenha muito açúcar, a fruta também é rica em outros nutrientes que contribuem com o organismo, como carboidratos, potássio, ferro, proteínas, fibras, vitaminas (A, C, B1, B2 e B6) e minerais.

A banana também previne doenças cardíacas e atua contra depressão. (Foto:Divulgação)

Veja a seguir os principais benefícios da banana:

– A banana é considerada o ‘alimento do atleta’, pois ajuda na prevenção de câimbras e dores musculares;

– Fornece energia para o organismo;

– Prolonga a sensação de saciedade;

– Controla a diarreia;

– Previne doenças cardíacas;

– Reduz o colesterol ruim;

– A fruta se revela uma excelente aliada contra a insônia e depressão.

Veja também: Receita de Torta de Banana

Top