Comer rápido pode acarretar diabete tipo 2

PUBLICIDADE

Comer rápido pode acarretar diabete tipo 2 – Comer rápido pode elevar em até 2,5 vezes a probabilidade de uma pessoa desenvolver diabetes tipo 2. É o que revela um estudo divulgado no início desta semana, no Congresso Internacional de Endocrinologia, em Florença na Itália. A celeridade com que um indivíduo consome os alimentos já foi relacionada a outros problemas de saúde, como a obesidade, no entanto, esta é  primeira vez que essa condição surge diretamente ligada ao desenvolvimento de uma doença.

Leia mais: Segundo estudo 5,6% da população brasileira possui diabetes

 

PUBLICIDADE

Comer rápido pode acarretar diabete tipo 2

Para chegar nessa decorrência, os pesquisadores da Universidade Lituânia de Ciências da Saúde, entrevistaram 234 pessoas que haviam sido recém diagnosticadas com a diabetes com outros 468 participantes que não possuíam a doença. Todos foram submetidos a um questionário com perguntas sobre costumes alimentares, peso, medidas do corpo e condições de risco para diabetes. A celeridade com que eles comiam também foi verificada e, classificada em lenta, normal ou rápida.

A doença parece envolver uma interação entre fatores genéticos e ambientais.

Após incluírem outras condições associadas à diabetes, como exercícios físicos, histórico familiar e tabagismo os especialistas concluíram que aqueles que comiam mais rapidamente haviam 2,5 mais chance de contrair a doença do que aqueles que demoravam mais para comer. Além disso, também foi possível entender que, o costume de comer rápido está ligado a um maior índice de IMC (massa corporal) e a um menor nível de escolaridade.

Após os estudos que comprovaram a veracidade da informação, os pesquisadores listaram algumas ações que contribuem para uma melhro alimentação e, consequentimente, a diminuição do risco de desenvolver uma diabete tipo 2:

  • Comer com a mão ‘não-dominante’: Durante os estudos, pessoas que inverteram a mão comeram 30% a menos.
  • Esconda as comidas fáceis: Estudos comprovam que estamos sujeitos a comer a primeira coisa que encontramos nos armários.
  • Cuidado com a distração: Pessoas que estão com comida sobre o colo distraídas costumam comer mais sem perceber, um fator importante que também influencia é o lugar, por exemplo, cinema.
  • Durma mais: Mulheres que dormem 4 horas por dia consomem muito mais calorias do que as que dormem por 8 horas.
  • Coma em tijelas menores: Uma pesquisa comprovou que as pessoas costumam comer 31% a mais quando comem em tijelas maiores.
  • Coma com garfos maiores: Uma explicação é que as pessoas que comem com garfo menores, sentem que não estão fazendo um grande progresso em comer sua refeição e sufocar a fome.

Leia também: Café descafeínado combate diabetes tipo 2

 

Causar e costumes que podem provocar diabete tipo 2

“A prevalência de diabetes tipo 2 está aumentando globalmente e pode se tornar uma pandemia mundial. A doença parece envolver uma interação entre fatores genéticos e ambientais. É importante identificar quais são os fatores de risco modificáveis”, diz Lina Radzeviciene, uma das autoras da pesquisa. A finalidade da equipe agora, é realizar novas análises que ajudem a compreender melhor como os costumes alimentares e estilo de vida contribuem para a diabetes.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.