Comer ovo melhora a taxa de HDL e controla a fome, diz pesquisa

Segundo uma análise, conduzida pela Universidade de Connecticut, dos EUA, a ingestão do ovo no café da manhã pode ser benéfico para pessoas que…

O HDL é responsável por retirar a gordura do sangue e conduzi-la novamente ao fígado.

Segundo uma análise, conduzida pela Universidade de Connecticut, dos EUA, a ingestão do ovo no café da manhã pode ser benéfico para pessoas que sofrem de síndrome metabólica. De acordo com os autores da pesquisa, o alimento pode ser competente para melhorar as taxas de HDL (colesterol bom) na corrente sanguínea de pessoas que sofrem de síndrome metabólica.

Para a análise, os participantes  realizaram uma dieta com restrição de carboidratos e foram separados em dois grupos. Enquanto o primeiro grupo foi designado a consumir três ovos inteiros todos os dias, o segundo foi submetido a um substituto ao ovo.

Leia mais: Conheça os benefícios do ovo para a saúde

Depois de 12 semanas foi verificado uma melhora nas taxas de HDL do grupo que ingeria os ovos. O HDL é responsável por retirar a gordura do sangue e conduzi-la novamente ao fígado, evitando que se desenvolvam depósitos de gordura nos vasos sanguíneos – o que pode originar aterosclerose.

Café da manhã

Análises anteriores já haviam apontado os benefícios da proteína na saciedade.

Uma pesquisa da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, divulgou também que garotas descreviam sensação de saciedade, além de apresentarem uma melhora na resposta hormonal à fome, após um café da manhã altamente proteico. Essas jovens ainda consumiram menos lanches, sobretudo os gordurosos, ao longo do dia. Análises anteriores já haviam apontado os benefícios da proteína na saciedade.

De acordo com os autores do estudo, há análises científicas o suficiente apontando que a ingestão do ovo é benéfica. E mais, uma pesquisa realizada pelo Departamento de Agricultura dos EUA, apontou que o ovo possui 14% menos colesterol do que a avaliação anterior – passando de 215 ml para 185 ml. A ingestão da gordura saturada também tende a aumentar o colesterol, do que a ingestão do colesterol propriamente dito. Já os ovos, em comparação possuem pouca gordura saturada.

Leia Também:  Sopas para emagrecer, receitas, dicas

Top