Comer chocolate em quantidades regulares ajuda a emagrecer

Editorial MDT 27/03/2012 Bem Estar

As calorias contidas no chocolate podem ser calorias neutras, segundo a coordenadora da pesquisa.

Comer chocolate em quantidades regulares ajuda a perder peso, revela uma análise conduzida pela Universidade da Califórnia, San Diego, nos Estados Unidos. E mais, ainda foram confirmados outros estudos que haviam indicado que os antioxidantes contidos no alimento contribuem com outros benefícios à saúde, como a melhora do colesterol e da pressão arterial. O estudo foi publicado na revista médica Archives of Internal Medicine.

“As pessoas enxergam o chocolate, talvez por ser calórico, como algo prejudicial à saúde, mas o nosso estudo mostrou o contrário”, afirma Beatrice Golomb, coordenadora da pesquisa. Segundo ela, as calorias contidas no chocolate podem ser ‘calorias neutras‘, isto é, pequenas quantidades do alimento podem favorecer o metabolismo, diminuir a quantia de gordura do organismo e, desse modo, equilibrar as calorias que vêm junto com o alimento.

Pesquisa

Além de contribuir para a melhoria da saúde cardiovascular, o chocolate reduz o IMC de uma pessoa.

Os pesquisadores avaliaram aproximadamente 1.000 pessoas com idades entre 20 e 85 anos. Nenhuma delas apresentava doenças cardiovasculares ou diabetes. Durante a análise, foi dado um questionário, analisando o consumo semanal do chocolate e outros costumes alimentares. Também foi avaliado o IMC (Índice de Massa Corporal) de cada um. Em média, as pessoas que ingeriam o doce duas vezes na semana apresentavam sobrepeso, porém, não eram obesos.

Foi notado que as pessoas que comiam chocolate com mais frequência eram aquelas que consumiam mais calorias de modo geral, incluindo mais gordura saturada, por exemplo, do que aquelas que consumiam menos doce. Entretanto, ainda assim, essas pessoas eram mais predispostas a apresentar um IMC menor.

Segundo os pesquisadores, esse menor peso do corpo, foi relacionado somente ao chocolate, e sobretudo ao amargo, e não aos outros costumes alimentares que possuíam. Além disso, o benefício do doce foi notado mesmo levando em consideração se o indivíduo praticava ou não algum tipo de atividade física. Entretanto, os autores não souberam determinar de que modo o chocolate atua no organismo, mas acreditam que os antioxidantes contidos no doce, além de auxiliarem a manter a pressão sanguínea e níveis de colesterol saudáveis, estejam relacionados à diminuição da massa corporal.

 “Ainda há preocupação em relação ao consumo excessivo de chocolate. Nosso estudo não sugere uma quantidade ideal para a ingestão diária do doce, mas indica que comer regularmente pequenas quantidades do alimento, especialmente o chocolate amargo, pode trazer benefícios à saúde”, diz Golomb.

Outros artigos

Calçados que combinam com o Inverno

04/05/2012

Calçados que combinam com o Inverno

[caption id="attachment_439768" align="aligncenter" width="550" caption="Slippers viraram moda."][/caption] O Inverno é uma estação prazerosa, onde o friozinho ap...

Sapatos que pioram o joanete

18/01/2012

Sapatos que pioram o joanete

Muitas mulheres com mais de 30 anos reclamam regularmente de algo que as incomoda nos pés: os joanetes, que são saliências na lateral do pé, ao lado do dedão. Eles p...