Comemorações da Páscoa pelo mundo

Considerada uma data muito importante no calendário religioso, a Páscoa é marcada por várias comemorações da Páscoa pelo mundo. Normalmente a Semana Santa é…

Por Isabella Moretti em 29/02/2016

Considerada uma data muito importante no calendário religioso, a Páscoa é marcada por várias comemorações da Páscoa pelo mundo. Normalmente a Semana Santa é caracterizada por relembrar o sofrimento do filho de Deus e celebrar a ressurreição de Jesus Cristo.

Comemorações da Páscoa pelo mundo (Foto Divulgação: Pixabay)

Comemorações da Páscoa pelo mundo (Foto Divulgação: Pixabay)

Comemorações da Páscoa pelo mundo

Em todas as culturas, a Páscoa é associada ao advento do renascimento. Ela também serve de motivo para a realização de eventos, que variam de acordo com as tradições dos países envolvidos. No Brasil, algumas cidades se destacam com os festejos de Páscoa, como é o caso da cidade de Nova Jerusalém, que promove uma grande encenação da Paixão de Cristo a cada ano. As comemorações da Páscoa pelo mundo são comemoradas de diversas formas.

Leia aqui: Frases Páscoa 2016

A Páscoa cristã comemora a ressurreição de Cristo (Foto Divulgação: Pixabay)

A Páscoa cristã comemora a ressurreição de Cristo (Foto Divulgação: Pixabay)

Como é comemorada a Páscoa pelo mundo

Confira a seguir informações sobre como a páscoa é celebrada em cada parte do mundo:

Espanha

Na cidade de Sevilha, é comum acontecer procissões nas ruas, resgatando as tradições da Idade Média. Os membros de irmandades fazem caminhadas trajando túnicas e gorros pontudos, além de entoar cânticos cristãos. O principal momento dos cortejos é a madrugada da Sexta-Feira Santa, pois as imagens da Virgem de Macarena e a Virgem da Esperança da Triana deixam as igrejas.

É comum igrejas retratarem a crucificação de Cristo em vitrais nas janelas (Foto Divulgação: Pixabay)

É comum igrejas retratarem a crucificação de Cristo em vitrais nas janelas (Foto Divulgação: Pixabay)

Israel

Jerusalém possui vários lugares sagrados para os cristãos, fazendo com que os dias antes da Páscoa sejam lembrados com mais veracidade pelos fiéis. Milhares de pessoas visitam a capital de Israel durante a Semana Santa e até participam dos eventos locais, como a caminhada pela Via Dolorosa. Uma multidão refaz o caminho percorrido por Jesus até o calvário, carregando uma pesada cruz.

Leia aqui: Mensagens de Páscoa 2016 para Facebook

Itália

Os fiéis comparecem ao Vaticano para assistir a missa celebrada pelo Papa Bento 16, na Basílica de São Pedro. Durante a celebração, o sacerdote lê uma mensagem de Páscoa e abençoa pessoas de todo o mundo. Uma multidão comparece para assistir a missa na Praça São Pedro, por isso vários telões são instalados na área.

Alemanha

Bautzen, uma pequena cidade alemã, possui uma procissão de Páscoa que atravessou cinco séculos sendo realizada pelos fiéis. O evento reúne pessoas vestidas com trajes típicos, como ternos e cartolas escuras. O caminho é percorrido a cavalo, sendo que alguns cristãos carregam bandeiras com a imagem de Jesus.

Ovos pintados a mão fazem parte das comemorações da Páscoa em vários países (Foto Divulgação: Pixabay)

Ovos pintados a mão fazem parte das comemorações da Páscoa em vários países (Foto Divulgação: Pixabay)

Suécia

As crianças suecas se fantasiam de feiticeiras para participar de uma brincadeira comum no país. Elas percorrem a vizinhança pedindo doces, sempre acompanhadas de vassouras. Na Suécia, existe a crença de que as bruxas voavam na companhia do diabo Blakulla durante a Semana Santa.

Estados Unidos

Para comemorar a Páscoa, os pais norte-americanos escondem ovos coloridos pela casa para que os filhos pequenos possam procurar e encontrar. Em algumas cidades dos EUA, a caça aos ovinhos é realizada em praça pública, reunindo muitas famílias.

Agora que você já sabe como é comemorada a Páscoa em alguns países do mundo, é hora de pensar na sua comemoração.

Top