Começa campanha de vacinação nacional contra a gripe

Todos os anos, com a chegada do Inverno, o Governo em parceria com o Ministério da Saúde promovem a vacinação contra a gripe, uma…

Começa este sábado (05) a campanha de vacinação contra o vírus da gripe.

Todos os anos, com a chegada do Inverno, o Governo em parceria com o Ministério da Saúde promovem a vacinação contra a gripe, uma forma de prevenir uma epidemia, principalmente entre os grupos de risco, ou seja, aqueles que podem ter consequências graves caso sejam acometidos pela doença.

A campanha de vacinação contra a gripe começa este sábado, dia 05 e irá durar até dia 25 de maio em mais de 65mil UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) espalhadas por todo o Brasil, além de postos móveis de campanha. Com isso o Governo pretende vacinar aproximadamente 80% de 30,1 milhões de pessoas que se encontram nos chamados grupos de risco.

Por que se vacinar contra Gripe?

Entre dia os 05 e 25 de maio, a vacinação contra a gripe ocorrerá em mais de 65 mil postos de saúde, além de postos móveis de vacinação

Apesar de considerada uma doença de baixo risco por grande parte da população, o vírus da gripe (influenza) é perigoso e pode até mesmo matar, no entanto, o maior risco é para os pacientes com maior facilidade para complicações. Os considerados grupos de risco são compostos por idosos, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, gestantes, indígenas, profissionais de saúde e também portadores de doenças respiratórias e imunodeficiência. Estas pessoas são mais suscetíveis à forma grave da doença e portanto devem ser imunizadas. Os doentes crônicos e portadores de doenças que causem deficiência imunológica, como o HIV, deverão apresentar receita nos postos de vacinação para que possam receber a dose.

Diferente do resfriado, a gripe é uma doença grave e transmitida com grande facilidade. A Influenza, nome cientifico do vírus da gripe, é dividido em A, B e C, apesar de comumente ambas as doenças serem confundidas por apresentarem sintomas semelhantes, podendo colocar uma pessoa de cama, enquanto o resfriado não. Dentro das categorias A, B e C a gripe possui diversas variações, e a vacina visa proteger das mais comuns as mais graves.

Como funciona a vacina?

Idosos a partir de 60 anos, gestantes, crianças de 6 meses a dois anos fazem parte dos grupos de risco que devem se vacinar.

Como uma vacina trivalente, ela protege das gripes sazonais e também da Influenza A (H1N1) também conhecida como gripe suína. A imunização é feita contra os vírus que circulam no país e sua formulação pode mudar de ano para ano, uma vez que os tipos de gripe também mudam.

Aqueles que apresentarem alergia a ovo não devem tomar a vacina, por risco grave de  reações alérgicas. A vacina também deve ser evitada por pacientes que estejam com doenças febris e agudas. Se você se encontra em um dos grupos priorizados pelo Governo, deve se prevenir, porém caso queira se vacinar mesmo sem pertencer a estes grupos de risco, a vacina também estará disponível nas redes de saúde privada.

O frio está chegando e com ele a gripe, então o ideal é se proteger para não correr risco. Vacine-se e passe o Inverno com saúde, longe dos riscos da gripe.

Top