Combinações de remédios que são perigosas

PUBLICIDADE

Uma das principais causas de intoxicação em nosso país é ocasionada pela combinação indevida de medicamentos. No intuito de prevenir algumas terríveis consequências manifestadas por essas associações prejudiciais, separamos uma lista de combinações de remédios que são perigosas.

Conheça quais são os medicamentos que não devem ser associados. (Foto: Divulgação)

Descubra quais são os perigos da automedicação

Automedicação – sinônimo de perigo

A combinação de medicamentos pode ocasionar graves problemas à saúde das pessoas. O principal fator que justifica esse fato muito comum em nosso meio é a automedicação. Muitas pessoas, sem ter o devido conhecimento, acabam associando a ingestão de medicamentos sem saber o quanto isso pode ser prejudicial. Além disso, as doses erroneamente administradas ou a associação com alimentos ou mesmo com bebidas alcoólicas também são outros fatores contribuintes para o desenvolvimento da intoxicação medicamentosa.

PUBLICIDADE

Conheça quais são as combinações de remédios potencialmente perigosas

Separamos abaixo uma pequena lista de medicamentos que, quando associados, podem trazer graves consequências à saúde do indivíduo. São elas:

  • Corticoide e anti-inflamatórios – a principal consequência apresentada por essa associação é o aparecimento de dor de estômago. outra é que eles aumentam o risco de sangramento e formação de úlceras estomacais. Para evitar essas manifestações, o ideal é que você aguarde o tempo de tratamento do corticoide, para depois utilizar a outra classe de medicamento, o anti-inflamatório.
  • Antiácidos e antibióticos – segundo especialistas, cerca de 70% do princípio ativo do antibiótico deixa de ser aproveitado, ao associá-lo com antiácidos. Isso por eles diminuírem as taxas de absorção. O ideal é que você espere até uma hora da ingestão do antibiótico, para tomar o antiácido.
A associação de medicamentos pode ser extremamente prejudicial a sua saúde.(Foto: Divulgação)
  • Remédios para emagrecer e antidepressivos – essa associação traz como consequência o aumento da pressão arterial, assim como dos batimentos cardíacos. Dessa forma, a combinação desses medicamentos só deve ocorrer diante de um acompanhamento médico rigoroso.
  • Inibidores do apetite e calmantes – a combinação desses medicamentos pode trazer como manifestação irritabilidade, confusão mental, alteração dos batimentos cardíacos e tontura. Em casos raros, porém graves, as pessoas podem manifestar quadros de esquizofrenia e psicose. Dessa maneira, esses medicamentos não podem ser combinados em hipótese alguma, a não ser, em casos extremos e que haja acompanhamento médico adequado.
Busque a orientação de um médico especialista antes de realizar a automedicação.(Foto: Divulgação)

associação de medicamentos pode ser extremamente prejudicial à saúde dos indivíduos. Assim, busque a orientação de um médico especializado antes de tomar qualquer medicamento e, inclusive, de associá-lo. Além disso, informe o seu médico diante de qualquer manifestação clínica que saia da rotina.

Conheça quais são as combinações de medicamentos perigosas ao nosso organismo

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.