Combinações de cores para quarto de menino

O quarto da criança costuma ser um espaço de conforto e fantasia desde os primeiros meses de vida. Os pais se debruçam sobre o…

Por Isabella Moretti em 13/11/2012

O quarto da criança costuma ser um espaço de conforto e fantasia desde os primeiros meses de vida. Os pais se debruçam sobre o projeto para conseguir montar um ambiente bonito, confortável e que atenda as necessidades do pequeno morador.

O quarto de menino não precisa ser exclusivamente azul. (Foto:Divulgação)

A decoração do quarto infantil varia de acordo com o sexo, tema, tamanho do ambiente e orçamento disponível. Em todo caso, é possível montar um espaço divertido, agradável e capaz de tornar os primeiros anos da infância muito mais gostosos.

Os móveis e acessórios costumam ser os mesmos no quarto da menina e do menino, mas a combinação das cores e as ilustrações abordadas na estética do cômodo são distintas. Enquanto a garota tem um quarto mais delicado, romântico e feminino, o garoto prefere um ambiente mais sóbrio, divertido e com cores masculinas.

Dicas para decorar o quarto do menino

As pessoas que não entendem de decoração com certeza vão apostar na cor clássica e tradicional para decorar o quarto de menino: o azul. Tanto o tom claro como o escuro carrega um estereótipo masculino, por isso é mais fácil trabalhar com esta cor em parceria com uma tonalidade neutra, como o branco ou o bege.

Decoração de quarto de menino com azul claro, azul escuro e laranja. (Foto:Divulgação)

A escolha das cores que serão trabalhadas na decoração precisa levar em conta a idade da criança, pois elas influenciam nas sensações. Por exemplo, no caso de um recém nascido, é recomendado pintar as paredes com cores claras e suaves, se não o bebê ficará nervoso e agitado. Quando o menino crescer um pouco, o seu quarto já pode ficar mais colorido e estimular o desenvolvimento ao longo da infância.

Os pais podem se sentir a vontade para combinar as cores, mas alguns cuidados precisam ser tomados. Uma dica importante é evitar a parceria de tons que representam datas comemorativas, como é o caso do verde e vermelho (Natal) e laranja e preto (Halloween). Também vale lembrar que, por mais empolgante que seja a tarefa de combinar cores, os pais não podem exagerar nas combinações e nem criar desarmonia no quarto infantil.

Saiba mais: Decoração de Quarto de Bebê Masculino, Fotos

Cores para quarto de menino: combinações

Decoração com verde, bege e branco. (Foto:Divulgação)

Embora o azul ainda seja muito usado para decorar quartos de meninos, existem outras cores que permitem fazer belíssimas combinações e fugir do óbvio. Confira a seguir algumas parcerias de cores que fazem sucesso na decoração de quarto infantil masculino:

– Azul-claro e marrom

– Verde e branco

– Bege e branco

– Amarelo e azul

– Azul-escuro e branco

– Bege e verde

– Azul-escuro e vermelho

– Verde, laranja e amarelo

– Azul-claro, azul-escuro e laranja

– Azul, amarelo e branco

– Colorido.

Veja também: Decoração Infantil – Passo a passo de decoração de quarto infantil masculino

Top