Comandos básicos para ensinar ao filhote Comandos básicos para ensinar ao filhote

Comandos básicos para ensinar ao filhote

Aqueles filhotes que não param quietos em casa necessitam de alguns comandos para evitar bagunças e para poder mostrar ao cão quem é que…

Por Redacao em 30/12/2011

Ensine alguns comandos ao seu Cão (Foto:Divulgação)

Aqueles filhotes que não param quietos em casa necessitam de alguns comandos para evitar bagunças e para poder mostrar ao cão quem é que está no comando. Por isso alguns comandos básicos para ensinar ao animal são essenciais para melhorar o comportamento dele e tirar um pouco da agitação de cães muito inquietos.

Os comandos básicos são o “senta”, “deita”, “fica” e “vem”. Logo abaixo estarão as formas mais adequadas de ensinar os principais comandos. Antes de começar a adestrar o cão tenha em mãos algo que possa deixá-lo com um pouco mais de incentivo, como um biscoito, um brinquedo ou até mesmo um carinho. Mas não use sempre os mesmos petiscos, procure variá-los.

Comando para sentar:

Deixe a mão que está com a recompensa à frente e acima do focinho do cão, fazendo um movimento em direção à traseira, mas em linha reta forçando o animal a olhar muito para cima. Assim, terá um momento em que o animal não conseguirá olhar para o brinde, então ele será forçado a sentar para conseguir ficar em uma posição melhor. Nesse momento dê um petisco a ele como recompensa por ter sentado.

Ensine o cachorro a sentar e deitar (Foto:Divulgação)

Comando para deitar:

Para ensinar esse comando é preciso inicialmente que ele já tenha aprendido o comando para sentar. Depois que o cão já tiver aprendido a sentar, comece o comando para deitar quando ele já estiver sentado.

Faça com que o cão siga a mão que estiver com o brinde com o focinho em direção ao chão. Caso ele levante a traseira, faça com que o cachorro retorne para a posição inicial (sentado). E reinicie o ensinamento.

Às vezes é necessário que recompense o cão somente por ele ter abaixado e apoiado o cotovelo no chão antes mesmo de concluir o movimento.

Comando para ficar:

Esse comando já exige um pouco mais de paciência e tempo, principalmente se seu cão for muito ansioso e também por gostar de sempre estar próximo ao dono. Para iniciar esse comando deixe o cão em posição sentada ou deitada (o que preferir), e comece a distanciar gradualmente e sem muitos exageros.

Com a mão espalmada faça sinal e diga a palavra “fica”. Inicialmente diga essa palavra parado por alguns segundos. Depois mude ao poucos o posicionamento em relação ao cachorro e aumente o tempo. Quando estiver no início de treinamento, procure sempre voltar ao ponto de partida após se afastar, pois o cão pode ficar em estado de ansiedade.

Ensine comandos ao Cachorro (Foto:Divulgação)

Comando para vir:

O comando “vem” tem grande importância por ser muito útil no dia-a-dia e não é difícil de ser ensinado. Mas cuidado para não usar em momentos errados, como por exemplo, para dar uma bronca ou para prendê-lo, isso deixa uma ideia negativa fazendo com que o cão prefira sair correndo ou se esconder em algum canto da casa.

Se você usa a palavra “vem” para dar uma bronca, então procure outra palavra para usar o comando que será ensinado agora, como por exemplo, “aqui” ou mesmo o nome dele. Para iniciar, fique em frente ao cão e a certa distância diga “vem” ou “aqui” e mostre o petisco ao cão. Quando ele chegar até você dê o petisco como brinde.

O sinal para esse comando pode ser bater as duas mãos nas pernas ou levantar o braço e abaixá-lo apontando para o cão.

Esses são apenas alguns comandos que podem ajudar o cão a ficar mais comportado em casa e mais amigável.

Top