Com que frequência lavar o cabelo?

As mulheres que cuidam do cabelo diariamente costumam ter dúvidas sobre frequência de lavagens. Não existe uma regra exata para este tema, afinal, diferentes fatores precisam ser considerados para não prejudicar os fios.

A frequência de lavagens depende do estilo de vida e do tipo de cabelo. (Foto:Divulgação)

Frequência ideal de lavagens do cabelo

Confira a seguir os itens que precisam ser levados em conta para saber com que frequência lavar o cabelo.

Tipo de cabelo
O cabelo seco pede lavagens menos frequentes e hidratações profundas. No caso das madeixas oleosas, é importante realizar uma limpeza com mais frequência, para que o excesso de resíduos e o aspecto gorduroso desapareçam do cabelo.

Estilo de vida
Quem pratica esporte diariamente ou desenvolve atividades ao ar livre deve lavar o cabelo todo dia. A lavagem ajuda a remover substâncias externas que agridem os fios (poluição, sol, elástico de cabelo, cloro de piscina, entre outros) e também combate a oleosidade.

Quem tem cabelo seco deve lavá-lo em dias alternados. (Foto:Divulgação)

As pessoas que não fazem muitas atividades físicas devem lavar o cabelo em dias alternados. Desta forma elas conseguem preservar o manto hidrolipídico dos fios, ou seja, a gordura natural que protege a haste capilar.

Clima predominante
Em regiões praianas e com clima mais quente, o cabelo costuma sofrer com agressões. Neste caso, é recomendado lavar os fios com mais frequência.

Estilo de penteado
Algumas mulheres fazem penteados quase que todo o dia, o que obriga o uso de produtos como sprays, pomadas e géis para o acabamento dos fios. Nestas situações, é importante lavar o cabelo diariamente para não prejudicar os fios com o acúmulo de resíduos.

Dicas para lavar o cabelo corretamente

Na hora de lavar o cabelo, é importante tomar alguns cuidados. (Foto:Divulgação)

• Pesquisas científicas mostram que não há nenhum problema em lavar o cabelo todo dia. No entanto, é importante usar produtos apropriados, evitar água quente e não dormir com os fios molhados.

• O shampoo deve ser escolhido de acordo com a principal necessidade do cabelo.

• É importante evitar a aplicação do condicionador muito perto do couro cabeludo, pois isso estimula a produção de gordura.

• A temperatura do chuveiro deve ser mantida entre morna e fria na hora de lavar o cabelo.

• Vale a pena alternar o uso de shampoos e condicionadores, ou seja, investir em marcas diferentes para evitar a quebra dos fios.

• O shampoo deve ser espalhado no couro cabeludo com movimentos circulares. É recomendado usar as pontas dos dedos e nunca as unhas

• Antes de usar o secador no pós-lavagem, é recomendado aderir um produto de proteção.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply