Com “estrangeiras”, Seleção Brasileira de Handebol Feminino tenta o ouro no Pan e a vaga olímpica

Das 13 jogadoras convocadas, 11 atuam em equipes europeias. Além da medalha dourada, brasileiras tentam garantir o país nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012

Meninas do handebol buscam o ouro e a vaga olímpica para o Brasil

A Seleção Brasileira de Handebol Feminino tem dois objetivos nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México: a conquista da medalha de ouro no Pan e a vaga para os Jogos Olímpicos de Londres no ano que vem. Isso porque o campeão pan-americano da modalidade garante presença nas Olimpíadas de 2012.

Para atingir os dois objetivos, o selecionado brasileiro aposta na experiência adquirida por grande parte de suas atletas atuando na Europa. Das 13 jogadoras convocadas para o Pan, nada menos do que 11 jogam por clubes europeus. O curioso é que oito delas atuam juntas no Hypo, time de handebol da Áustria, com quem a Confederação Brasileira de Handebol mantém parceria.

Segundo o técnico da Seleção Brasileira, o dinamarquês Morten Soubak, esse fator pode ser determinante, uma vez que deixa a equipe mais forte tecnicamente. “Nos seus respectivos clubes europeus, elas atuam pelos campeonatos nacionais e também pela Liga EFE, uma espécie de Champions League do handebol europeu. Por isso mesmo não temos outro pensamento aqui em Guadalajara que não seja ganhar o ouro e garantir a vaga para a Olimpíada de Londres”, disse o treinador ao site oficial do COB.

Entre os principais nomes da seleção estão as experientes ponta direita Alexandra Nascimento, de 30 anos, que atua pela equipe austríaca do Hypo, e a goleira Chana, de 33 anos, que joga no Randers, da Dinamarca.

De acordo com as atletas brasileiras, a Seleção da Argentina é considerada o principal adversário do Brasil no Pan de Guadalajara.

A Seleção Brasileira de Handebol Feminino está no Grupo B do torneio, ao lado de Estados Unidos, Uruguai e República Dominicana. Na chave A estão Argentina, Porto Rico, México e Chile.

Continuar Lendo  Como Perder Peso Rapidamente Praticando Esportes

Top