Colostro: o que é, quais são os benefícios

Saiba mais sobre o colostro: o que é, quais são os benefícios. Durante a gestação, a mulher começa a liberar uma substância natural que…

Saiba mais sobre o colostro: o que é, quais são os benefícios. Durante a gestação, a mulher começa a liberar uma substância natural que antecede a produção do leite materno. O líquido, muitas vezes descartado, contribui com a saúde do recém-nascido. Leia a matéria e conheça a importância do colostro.

Colostro: o que é, quais são os benefícios. (Foto Ilustrativa)

Colostro: o que é, quais são os benefícios. (Foto Ilustrativa)

Todo mundo sabe que o leite materno é um alimento essencial para o bebê nos primeiros seis meses de vida, no entanto, pouco se fala a respeito do colostro. Essa secreção, produzida pela gestante a partir do 4º mês de gestação, é rica em nutrientes e protege o recém-nascido contra uma série de doenças.

Leia mais: Como funciona a produção de leite materno

Colostro: o que é, quais são os benefícios

Esclareça as principais dúvidas sobre o colostro: o que é, quais são os benefícios:

O que é o colostro?

O colostro é um líquido secretado pela mama e produzido em pequena quantidade. Ele tem uma aparência gordurosa, aparelhada e levemente transparente, por isso é erroneamente chamado de “leite fraco”.

A secreção que antecede a produção de leite materno é rica em nutrientes que protegem o bebê e favorecem o seu desenvolvimento. A composição contém vitaminas, minerais, proteínas, leucócitos e muitas outras substâncias que fortalecem o sistema imunológico ainda imaturo do recém-nascido.

O colostro protege o bebê e contribui com o desenvolvimento. (Foto Ilustrativa)

O colostro protege o bebê e contribui com o desenvolvimento. (Foto Ilustrativa)

Após o nascimento do bebê, a mãe produz o colostro nos primeiros três dias. A quantidade produzida varia de uma mulher para a outra e também depende das necessidades de cada recém-nascido. Em geral, fica entre 2 e 20ml.

Saiba mais: Leite materno: mitos e verdades

Benefícios do colostro

O colostro oferece muitos benefícios ao recém-nascido e funciona, praticamente, como a 1ª vacina do bebê. Ele tem ação anti-inflamatória e antimicrobiana, por isso previne problemas como diarreia e alergias. A ingestão desse líquido secretado pela mama também é ótima para fazer o intestino amadurecer e funcionar de forma eficiente.

Leia Também:  Decoração divertida para escritório

Para que o bebê possa aproveitar os benefícios do colostro, é muito importante que ele seja amamentado na primeira hora após o nascimento. Nesse momento, a mama produz a secreção de forma mais intensa.

Diferença entre o leite maduro e o colostro. (Foto: Reprodução/Hypotheses)

Diferença entre o leite maduro e o colostro. (Foto: Reprodução/Hypotheses)

Veja também: Dicas para armazenar leite materno

Agora você já sabe tudo sobre colostro: o que é, quais são os benefícios. Em caso de dúvidas sobre essa secreção, converse com o obstetra responsável pelo seu pré-natal. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top