Coloque seu Filho para Brincar fora do Computador com 5 Brincadeiras

PUBLICIDADE

O avanço da tecnologia provocou muitas mudanças na rotina e no comportamento das pessoas. A internet revolucionou os parâmetros de entretenimento com possibilidades de músicas, vídeos, jogos e muito mais. O problema é que atualmente as crianças tem passado cada vez mais tempo em frente a tela do computador. Esse tempo não se deve somente a ideia de que isso as entretém mais facilmente. O site Educar Para Crescer, atribui diversos fatores a contribuir com essa tendência, como o crescimento das cidades, atividades extracurriculares e a falta de segurança nas ruas.

O tempo que as crianças tem passado entretidas no computador tem preocupado mãe, pais e especialistas que não se referem somente aos perigos que a internet oferecem para os pequenos mas também pelas mudanças profundas que o brincar infantil vem sofrendo ao longo dos tempos. Em entrevista ao Educar Para Crescer, a educadora Adriana Friedmann explica que este ato deveria ter prioridade na vida da criança: através dele é desenvolvida a comunicação, a descoberta do mundo, socialização e desenvolvimento integral de forma mediada. E isso é proporcionada por outros tipos de brincadeiras como aquelas mais antigas como pique-esconde e amarelinha, desde que a atividade seja compatível com a faixa etária da criança.

Interessado em tirar o seu filho da frente do computador e oferecer algo diferente? Então veja algumas das sugestões do UOL para brincadeiras que tem tudo para agradar.

PUBLICIDADE

– Brincar de Roda: Segundo a matéria do UOL, embora seja uma brincadeira antiga e relativamente simples, tem grande importância no desenvolvimento infantil: ajuda a desinibir e a socializar a criança pois exige toque corporal, exposição e o ato de olhar frente a frente, e com suas músicas, elas associam o desenvolvimento da expressão corporal, senso rítmico e organização coletiva.

Modelar argila: Está longe de ser a brincadeira mais prática – ainda mais quando comparada a massinha – mas como se sujar faz parte da infância é importante que ela possa ter essa chance. Crianças adoram modelar peças em argila e fazer – ou pelo menos tentar – vasos, porta-trecos e porta-lápis e copinhos, portanto quando for possível, proporcione essa alegria ao seu filho.

Gincanas: Se você tem um quintal ou pelo menos espaço dentro de casa pode organizar uma caça ao tesouro. Claro, faça isso em um local seguro e onde seus filhos possam correr. Basta esconder objetos, soltar pistas para que elas façam a busca e prometer uma recompensa. Esta é uma brincadeira que agrada em cheio qualquer criança.

Agora veja algumas outras ideias:

Amarelinha: Não requer grandes espaços para ser realizada e ajuda a desenvolver o equilíbrio e coordenação motora de quem brinca. E claro, as crianças adoram!

– Pular corda: Essa brincadeira vale até para os maiorzinhos, mas para as crianças ela também ajuda quanto a coordenação motora, equilíbrio, senso rítmico e organização coletiva – caso esteja brincando com outras crianças.

PUBLICIDADE

Mímica: Divertida e atemporal, ela estimula coordenação motora e imaginação, sem contar que ainda pode ser feita dentro de casa, não exigindo grandes espaços.
E então? Gostou das ideias? Então se prepare para muita diversão e lembre-se que há muitas outras: tudo vai depender do espaço que você puder oferecer.

Fontes:

– Educar para crescer: Qual a melhor diversão para todas as idades.

– Minha Vida: Tire o seu filho do computador com 9 brincadeiras

Leia também:

1 comentário

  • ADOREI AS DICAS E INDIQUEI PARA MEUS AMIGOS NA REDE SOCIAL, E ME LEMBREI DO MEU TEMPO DE CRINAÇA.AFF DE RREPENTE TIREI UM COCHILO E O COMECEI A SONHAR COM MEUS TIOS AI QUE SAUDADE…..TER FAMILIA É MUITO BOM…LEMBRAR DO TEMPO DE CRIANÇA…QUE MENINOS E MENINAS SE RESPEITAVAM, BRINVAM JUNTOS DE PIK -PEGA AMARELINHA,FUTEBOL, BOLINHA DE GUDE, SOLTAR PIPA,AFF COMO ERA BOM BRINCAR DE QUEIMADA, pik bandeira, alturinha, mamãe chaleira, brincar de roda aí que farra….escorregar com folha de coqueiro no morro, correr ser livre sem ter medo do perigo da vida.Hoje em dia as criANças não tem infancia precisam de brinquedos caro, não tem imaginação nem amigos…tadinha vivem trancadas com a violencia e a tecnologia fizeram delas uma prisão….incentive seu filho a ser criança, essa é uma fase unica e muito importante…..amo crianças…então o amor faz que peço resgate a infancia…brincar,amar ,cantar se machucar e se levantar faz parte de nossas vidas vamos conceder liberdade a nossos filhos….não precisa ser rico para ser feliz, e sim amar e respeitar nosso próximo JOSY EM DEFESA PELA VIDA!

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.