Cólica, como tratar sem remédio

PUBLICIDADE
A cólica é um problema muito comum entre as mulheres.

É difícil encontrar uma mulher que pelo menos uma vez por mês não tenha a famosa dor do tipo cólica. A maioria delas sofre com a chegada da menstruação. A cólica pode aparecer antes da menstruação, ou acompanhá-la durante todo o ciclo. Porém, em alguns casos, a dor é tão forte que é necessário utilizar medicamentos para aliviar o sintoma. Já em outros, quando a cólica é um incômodo mais leve, é possível intervir sem usar qualquer medicamento. Conheça algumas dicas de como tratar a cólica sem remédios.

Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos faz com que o organismo libere substâncias que aliviam a dor. Porém, é preciso ressaltar que a atividade física deve ser leve, evitando dessa forma, o desgaste físico.

Utilize compressas frias

Para aliviar as cólicas, o ideal é utilizar compressas frias. Ou, se for possível, até mesmo gelo. A aplicação da bolsa de gelo deve ser feita à direita da coluna lombar, na mesma linha do umbigo. Esse método é muito utilizado pelos fisioterapeutas, por possuir ação analgésica. Ou seja, possui a função de combater a dor.

PUBLICIDADE

Como utilizar as compressas quentes

As compressas quentes também podem ser úteis no alívio da dor. Sua alta temperatura colabora no relaxamento da região pélvica oferecendo sensação de alívio.

Compressas de água quente melhoram as cólicas menstruais.

O ideal é deitar de barriga para baixo

A melhor posição para uma mulher que está com cólica é a deitada de barriga para baixo. Com a barriga encostada no colchão ocorre um aumento da pressão na região pélvica, levando ao alívio da dor.

As massagens também são ótimas!

Durante a crise de dor, realize suaves compressões no abdômen e na região pélvica. Essas compressões podem ser acompanhadas de movimentos circulares, no sentido horário. Uma boa opção é associar as massagens com o uso de óleos ou cremes hidratantes.

Tenha uma alimentação saudável

Para que o alívio das cólicas seja total, é preciso que a mulher mantenha uma dieta saudável e balanceada. O ideal é optar por alimentos ricos em fibras, assim como ingerir leite e seus derivados, abacaxi e folhas escuras. Para o combate, também será necessário evitar cafés, refrigerantes, chocolates e gorduras.

Uma alimentação saudável é fundamental para evitar cólicas.

A maioria das mulheres sofre com as dores das cólicas. Porém, após conhecer algumas maneiras de como aliviá-la, será mais fácil lidar com esse sintoma. Mas, lembre-se, caso nenhum dos métodos citados anteriormente seja eficaz, procure um médico especialista para avaliar a sua saúde. Isso é extremamente importante para uma vida saudável.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.