Colares de tecido: dicas, modelos, como usar

A tendência do artesanato empregado na moda está em alta. Calçados, roupas e acessórios mostram que os inúmeros tipos de materiais que simbolizam trabalhos…

A tendência do artesanato empregado na moda está em alta. Calçados, roupas e acessórios mostram que os inúmeros tipos de materiais que simbolizam trabalhos manuais podem ser empregados em diferentes looks, sem tirar a elegância de nenhum deles. Os elementos feitos com tecido (ou que, ao menos, o trazem em pequenos detalhes) podem ser incluídos nesta tendência. Na realidade, não é de hoje que os colares de tecido, por exemplo, estão na moda. Eles são ótimas opções para um visual mais despojado, sem que a elegância seja comprometida.

Colares de tecido que parecem cachecol (Foto: Divulgação)

Modelos de colares com tecido

As diferentes bijuterias com tecido são, também, uma forma de reaproveitamento de sobras deste material. É possível customizar diferentes tipos de colar, criando modelos inspiradores. O que vale é a imaginação. Mas também é fácil encontrar muitos modelos de colares de tecido, em todas as lojas de acessórios.

O maxi colar de tecido é um dos modelos que têm feito bastante sucesso. O mais comum é aquele que se assemelha muito a um cachecol. Ele é uma boa opção de uso, tanto no inverno, quanto no verão. Caso o clima esteja mais quente, basta combiná-lo com regatinhas frescas, pois os tecidos, em geral, não fazem sentir muito calor.

Alguns modelos de colares de tecido (Foto: Divulgação)

Para quem prefere acessórios de tecido mais discretos, são inúmeros os modelos de colares feitos com tirinhas. Eles podem ser coloridos ou não. Quando são feitos com tecidos estampados, o acessório fica divertido, mas sem chamar demais a atenção.

Objetos diferentes podem ser mesclados ao tecido. Miçangas, correntes e outros detalhes podem estar nos modelos. Também há os colares que possuem tiras de tecido, formando franjas grandes.

Leia Também:  Objetos de cozinhas que são usadas como maquiagem

Finalmente, existem colares que são feitos, usando-se o tecido para encapar os objetos. São mais trabalhosos na confecção, mas também podem ser facilmente encontrados, nas lojas. A variedade é imensa e pode se encaixar no gosto de cada pessoa.

Dicas para usar colares de tecido

Detalhes do colar, encapados com tecido (Foto: Divulgação)

Quem vai fazer colares de tecido ou comprá-los prontos deve ter atenção com alguns detalhes. Ao usá-los, é preciso equilibrar o visual. Quanto mais coloridos forem os acessórios, menos deverão ser as roupas. Essa regra é básica e evita que o look fique carregado demais.

Se optar por usar colar de tecido muito chamativo, seja pelas cores ou pelo tamanho, vale a pena apostar em blusas simples. Regatas brancas, pretas ou que tenham uma das cores do colar são bem vindas.

Tenha atenção com o modelo do colar. Mesmo assim, talvez seja difícil encontrar algum que combine com roupas sofisticadas demais. Este tipo de acessório é adequado para o uso casual, podendo ser usado com blusinhas diversas, vestidos simples e até camisetas. Basta não misturar muitas cores e o visual estará equilibrado.

Top