Colar de pérolas: fotos, dicas para usar

As pérolas são valiosas pela raridade. Se forem produzidas de modo natural, de cada três toneladas de ostras, encontra-se apenas três ou quatro gemas…

Por Élida Santos em 24/12/2012

As pérolas são valiosas pela raridade. Se forem produzidas de modo natural, de cada três toneladas de ostras, encontra-se apenas três ou quatro gemas dessa joia. Isso porque a pérola é uma “cicatriz da concha”. Cada vez que o molusco tem sua morada invadida uma substância de defesa é depositada sobre o invasor.

Leia mais sobre: Colares: tendências, como usar

 

Invista em pérolas diferentes (Foto: Divulgação)

Com o tempo, as camadas de nácar (nome dado a secreção do molusco) formam várias camadas, dando origem às preciosas bolinhas, que são cobiçadas em todo o mundo. As perfeitamente redondas, consideradas as de maior valor, só se formam quando o intruso é totalmente coberto pela substância, o que faz com que a secreção seja distribuída de maneira uniforme.

Pérolas: originalmente preciosas e prontas para o uso

Diferentemente das pedras preciosas, a pérola é perfeita naturalmente, mas é bem difícil encontrar uma que fique naturalmente envolta pelas camadas, tendo um formato esférico perfeito. Mas se isso acontecer, não é preciso lapidá-la ou esculpi-la para utilizar na joalheria. Hoje, as pérolas naturais representam menos de 3% da produção mundial. As demais são cultivadas em formas e tamanhos variados graças a técnicas desenvolvidas ao longo dos anos.

Saiba mais sobre: Colares da moda verão 2012

 

As noivas usam muito as pérolas (Foto: Divulgação)

Como utilizar um colar de pérolas?

Existem muitas formas de utilizar um colar de pérolas, mesmo porque eles possuem formatos e tamanhos diferentes. Você deve observar todos esses fatores antes de usá-lo em uma produção. Os com pedras maiores não devem vir acompanhados de brincos grandes. Já os menores podem fazer par com um brinco que não “brigue” pela atenção dele com outra peça.

Quem tem o pescoço mais comprido pode apostar em um uma gargantilha de pérolas ou optar por dar várias voltas com um mesmo colar mais comprido em torno do pescoço. Para evidenciar ainda mais a produção, use o cabelo preso e uma roupa que favoreça o tom da pérola. Existe também a possibilidade de usar um brinco ou colar de pérolas com pedras preciosas em sua composição, ou até mesmo o ouro e a prata.

Veja a seguir mais meios de se usar um colar de pérolas:

Top