Cogumelos perigosos: como identificar

Além de bastante saboroso, o cogumelo é um ingrediente exótico, capaz de proporcionar requinte a qualquer receita. Algumas variedades podem até mesmo ser benéficas,…

Além de bastante saboroso, o cogumelo é um ingrediente exótico, capaz de proporcionar requinte a qualquer receita. Algumas variedades podem até mesmo ser benéficas, como é o caso do champignon, um aliado da saúde. Entretanto, nem todas as variedades são próprias para o consumo humano, e é importantíssimo seguir algumas recomendações para evitar acidentes fatais. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de como identificar cogumelos perigosos.

A identificação de exemplares que podem ser consumidos é bastante difícil. (Foto: divulgação)

O que são os cogumelos

Grande parte das pessoas pensa que os cogumelos são vegetais, o que é um grande equívoco. Na verdade eles correspondem à frutificação de alguns tipos de fungos, ou seja, uma estrutura fúngica de reprodução sexuada, que pode apresentar grande variedade de cores e formas.

Riscos de tentar identificar cogumelos

Identificar os cogumelos não é uma tarefa fácil, pois além da enorme quantidade de espécies (de acordo com os especialistas, algo em torno de 1,5 milhão), eles não apresentam nenhuma característica física que sirva para diferenciar espécies com características alucinógenas das venenosas ou das que servem para alimentação.

Estima-se que menos de 5% de todas as espécies de cogumelos ao redor do mundo esteja devidamente catalogada, representando um enorme risco para quem pretende diferenciar uma espécie da outra através da simples análise física a olho nu. Isso significa que nem mesmo pessoas entendidas no assunto deveriam ingerir produtos encontrados ao acaso, sem antes se certificarem de que não exista perigo.

Os cogumelos são capazes de tornar qualquer receita mais requintada. (Foto: divulgação)

Sempre desconfiar

A melhor dica para evitar acidentes é sempre desconfiar dos cogumelos encontrados na natureza, pois mesmo que eles pareçam espécies comestíveis, existe o risco de encontrar exemplares de aparência semelhante, que podem apresentar efeitos nocivos ao organismo humano.

Continuar Lendo  Pressão Arterial – Controlar Reduz Riscos á Saúde Mental

Como identificar os cogumelos perigosos

A maneira mais segura para identificar cogumelos perigosos é recorrer às análises laboratoriais, baseadas na morfologia e na bioquímica de amostras. O teste morfológico é bastante simples e consiste em analisar a aparência do fungo com as espécies já catalogadas nos livros científicos. São avaliados fatores como formato, medidas de comprimento e diâmetro e a coloração de cada exemplar.

Para garantir a segurança dos consumidores, mesmo que o cogumelo encontrado seja bastante semelhante a alguma espécie conhecida, continua sendo recomendado a realização de um teste bioquímico, capaz de definir com maior exatidão o tipo de cogumelo, e que também tem grande valia na identificação de eventuais toxinas ou substâncias alucinógenas presentes no espécime.

Nem todas as espécies de cogumelos podem ser consumidas por humanos. (Foto: divulgação)

Os cogumelos são ingredientes importantes de muitos pratos, mas é preciso ter bastante cuidado na aquisição desse tipo de produto, porque algumas espécies venenosas ou alucinógenas podem ser facilmente confundidas com as apropriadas para o consumo humano, causando sérios acidentes por envenenamento.

Top