Coelho: descubra todos os cuidados necessários para criar o seu bicho de estimação

O coelho é um dos animais de estimação mais procurados nos Pet Shops. Eles são pequenos, fofinhos e bonitos, mas para criá-los é preciso…

Por Redacao em 30/11/2011

O coelho é um dos animais de estimação mais procurados nos Pet Shops. Eles são pequenos, fofinhos e bonitos, mas para criá-los é preciso bastante dedicação e paciência, pois esta não é uma tarefa fácil.

Antes de comprar um coelho é importante levar alguns pontos em consideração, um deles é se há crianças pequenas na casa em que você pretende criá-lo. Ao contrário do que muita gente pensa os coelhos mordem e podem assustar crianças pequenas. Outro fator importante é que esses pequenos animais são bastante delicados e o abraço apertado de uma criança pequena além de irritar o animal, também poderá quebrar os seus ossinhos e levá-lo a morte.

O coelho deve receber bastante atenção e carinho, pois este é um animal que gosta muito do contato com o dono e quando não o tem pode se tornar triste e sozinho. Além disso, antes de recebê-lo em sua casa você precisa preparar o local, para que seus móveis não sejam roídos por ele.

Estes animais precisam de um ambiente amplo e confortável. Você pode deixá-lo livre ou em uma gaiola, caso prefira este último ele ainda sim precisará em alguns momentos livres para fazer passeios em lugares abertos. Se o seu coelho morará em uma gaiola saiba que você precisará limpá-la todos os dias e trocar a sua água. Esses cuidados são fundamentais para que o seu bichinho mantenha a sua imunidade e tenha uma vida saudável.

Quanto a alimentação você pode preparar uma refeição bastante variada para o seu coelho, entre os alimentos permitidos estão: cenouras, brócolis, couve, salsinha, hortelã. Evite dar a eles doces, espinafre, batatas e não deixe que comam plantas de vasos. Também é importante colocar somente a quantidade adequada de alimentos, para que não se estraguem e façam mal a saúde do seu bichinho. A água também deve ser trocada todos os dias e nunca deixe que o pote fique vazio.

Dentre os cuidados para que o seu animalzinho tenha uma vida confortável está a necessidade de ter um brinquedo de madeira para que ele possa roer, e assim controlar o crescimento dos seus dentes.

Como estes pequenos roedores são sensíveis tenha cuidado ao manuseá-los, evite pega-los pelas orelhas ou bater no animal para educá-lo. Além de machucar o bichinho sem necessidade ele também não entenderá a lição. Dê bastante carinho ao seu coelho e entenda que ele vive no máximo seis anos, por isso aproveite o período para tratá-lo bem e proporcionar ao animal uma vida confortável.

Top