Coelho da Páscoa, entenda o significado

A Páscoa nasceu a partir da palavra hebraica “pessach” (passagem), que celebra a terminação da servidão e começo da libertação para o povo judeu,…

Por Editorial MDT em 26/02/2016

A Páscoa nasceu a partir da palavra hebraica “pessach” (passagem), que celebra a terminação da servidão e começo da libertação para o povo judeu, a passagem da morte para a vida de Jesus Cristo. A celebração associa a imagem do Coelho da Páscoa, entenda o significado, um símbolo de fertilidade, e ovos coloridos com cores chamativas, simulando a luz solar, oferecidos como presentes. A Páscoa pode der festejada em qualquer domingo entre 22 de março e 25 de abril.

Coelho da Páscoa, entenda o significado (Foto: FreePik)

Coelho da Páscoa, entenda o significado (Foto: FreePik)

Coelho da Páscoa, entenda o significado

A tradição do coelho da Páscoa foi originada das Américas em meados do século XVIII. Os povos antigos que viviam na Alemanha usavam a lebre – parente do Coelho da Páscoa, entenda o significado – como monumento de suas celebrações. Essa cultura se espalhou por todo o mundo, em que os coelhos visitavam as crianças e escondiam seus ovos para que elas os procurassem. É uma brincadeira muito comum nos Estados Unidos e em diversos países.

Leia mais informações sobre: O que Páscoa tem a ver com chocolate?

A simbologia do coelho

Coelho é um dos símbolos mais conhecidos da páscoa (Foto: FreePik)

Coelho é um dos símbolos mais conhecidos da páscoa (Foto: FreePik)

ara os povos antigos, o animal representava a produtividade, já que se reproduzem com facilidade e geram grande número de filhotes. Os coelhos também estão relacionados com a vida, mas à abundância da vida, de se dividir sem se esgotar. O que relaciona com o lema Vida Nova, para cristianismo. No antigo Egito por exemplo, o coelho simulava o nascimento e a perspectiva de novas vidas.

A importância da produtividade

Lendas explicam a relação do coelho com a data (Foto: FreePik)

Lendas explicam a relação do coelho com a data (Foto: FreePik)

Naquela época a produtividade era sinônimo de preservação da espécie e melhores qualidades de vida, já que naquele tempo o índice de mortalidade era altíssimo. Mas na realidade o que a fertilidade tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto na definição judaica quanto na cristã, esta data e os ovos (enfeites, chocolates, artefatos),  eram associados com a expectativa de uma vida nova.

Leia mais informações sobre: Símbolos Da Páscoa E Seus Significados

A fábula do coelho

Animal é visto como prosperidade (Foto: FreePik)

Animal é visto como prosperidade (Foto: FreePik)

Uma história conta que uma senhora pintou alguns ovos e os colocou em um ninho para dar aos filhos como lembrança de Páscoa. Quando os garotos encontraram o local, um coelho teria passado correndo. E foi daí que surgiu a fábula de o coelho entregar os ovos de Páscoa. O animal, representa a igreja que, pelo poder de Jesus, é produtivo em seu encargo de espalhar a palavra de Deus a todos os povos.

Top