Coca-Cola é a empresa mais valiosa do mundo

A Interbrand, consultoria de marcas (branding), anunciou sua lista das 100 empresas mais valiosas em nível global e colocou a Coca-Cola no topo. A…

Por Redacao em 05/10/2011

A Interbrand, consultoria de marcas (branding), anunciou sua lista das 100 empresas mais valiosas em nível global e colocou a Coca-Cola no topo. A empresa que possui o refrigerante mais famoso no mundo está avaliada em 71,8 bilhões de dólares, aumento de 2% em relação ao levantamento anterior, quando a empresaria valia 70,4 bilhões.

Das 10 primeiras organizações mais caras do mundo, sete são do setor tecnológico. Quem perde para a Coca-Cola em segundo lugar é a IBM, taxada em 69,9 bilhões de dólares, um aumento de 8% comparado ao ano passado, no qual valia 64,7 bilhões. Em seguida, aparecem na lista dos gigantes a seguinte classificação: Microsoft, Google, GE, McDonald’s, Intel, Apple, Disney e HP.

A que mais cresceu das empresas citadas foi a Apple, que pulou do 17º lugar do ano passado para o 8º deste ano. Além da Apple as outras três que mais cresceram no ranking foram a Amazon.com (26°), o Google (4°) e a Samsung (17°).

Dentre as 100 mais valiosas não há nenhuma empresa Brasileira. “Várias companhias brasileiras poderiam entrar para o ranking de acordo com o valor da marca, entretanto, elas precisam avançar em outros quesitos”, disse Alejandro Penido, diretor da Interbrand no Brasil. Além do valor, o Penido acrescentou que é necessário que a marca tenha no mínimo um terço de sua receita fora do lugar de origem e deve ser lembrada por pessoas ao redor do mundo, mesmo fora do setor em que atua.

A Vale e a Petrobrás são grandes candidatas para estarem no próximo ranking por conta da atuação em outros países, porém ambas são pouco conhecidas fora de suas atividades. O Itaú Unibanco conseguiu atingir o valor necessário, entretanto não possui muita presença global. Agora para a Alpargatas, produtora da Havaianas, é conhecida mundialmente e tem forte receita de contribuição em outros países, só falta atingir o valor mínimo necessário.

Para acessar a lista das Top 100 clique aqui.

Top