Cobra: saiba quais são os cuidados necessários para seu animal de estimação

Apesar de assustar muitas pessoas, as cobras são consideradas ótimos animais de estimação. Os amantes de animais exóticos estão cada vez mais optando pelas…

Apesar de assustar muitas pessoas, as cobras são consideradas ótimos animais de estimação. Os amantes de animais exóticos estão cada vez mais optando pelas cobras, porém a criação destes animais requer muitos cuidados.

Ideal para pessoas ocupadas, as cobras oferecem vantagens que nenhum outro animal oferece. Algumas vantagens em criar estes répteis estão na sua alimentação, já que elas só precisam comer uma vez por semana e em algumas situações pode ficar até um mês sem comer. Isto se dá devido ao tempo elevado que este animal leva para digerir os alimentos.

As cobras se alimentam de pequenos animais

Outra vantagem está na economia, já que a alimentação destes animais se dá através de ratos, coelhos, lagartos, aves, ovos, que são relativamente baratos. Além disso, a cobra é um animal que não requer atenção nem muito menos carinhos, da mesma forma que não demonstra este tipo de sentimentos.

A independência deste réptil é ideal para donos ocupados, que não tem como objetivo ficar paparicando o bicho o tempo todo. Porém, para que elas se mantenham dóceis e reconheçam seu dono é preciso que uma vez por dia ele toque nelas. Em casos de cobras agressivas é preciso manuseá-la com equipamentos especiais.

Não é necessária muita limpeza

Como estes animais em sua essência são bastante limpos, não são necessários muitos cuidados com limpeza ou escovadas.  Por comerem apenas uma vez por semana a limpeza é ainda mais facilitada, além de que não é preciso muitos produtos específicos para esta atividade.

Este animal vive por muitos anos e para que seja saudável e feliz é preciso alguns cuidados. O terrário onde viverá o animal deve ter o tamanho, o solo, a iluminação e a temperatura apropriada. O ambiente deve ser decorado com objetos que deixem o animal confortável como: madeiras, rochas, troncos e terra, que podem ser naturais ou não.

Leia Também:  Símbolos da Páscoa para Colorir | Figuras e Coelhinhos

Para quem sofre de alergias respiratórias a cobra é o animal ideal, já que não provoca crises alérgicas. Se você está interessado em criar este tipo de réptil é bom saber que para se criar um animal em cativeiro é necessário um registro, que deve ser expedido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais. Ao criar um animal assim é essencial que esteja de acordo com a lei e que cuide dele corretamente, garantindo a ele uma vida saudável e longa.

Top