Coaching, consultor de carreira: Quando consultar

Coaching, consultor de carreira: Quando consultar

Quando a pessoa tem dificuldades de alavancar a carreira ou enfrenta um momento de crise na sua vida profissional, ela pode recorrer ao coaching.…

Por Isabella Moretti em 20/09/2012

Quando a pessoa tem dificuldades de alavancar a carreira ou enfrenta um momento de crise na sua vida profissional, ela pode recorrer ao coaching. Este processo é realizado por um consultor especializado, que vai mostrar as melhores soluções para o indivíduo se posicionar no mercado e conquistar a satisfação com o emprego.

Através do coaching, o profissional consegue explorar melhor o seu potencial. (Foto:Divulgação)

Coaching para alavancar a carreira

O consultor de carreira possui os conhecimentos necessários para instruir o profissional que precisa de ajuda. Basicamente os coaches criam condições para que as pessoas se desenvolvam no mercado de trabalho, ajudando-as superar as principais dificuldades e limitações.

O processo denominado coaching é composto por orientações e treinamentos, que devem acontecer de forma contínua na vida do profissional. O consultor de carreira normalmente possui uma boa bagagem de liderança e experiência no mercado de trabalho, por isso ele está apto a prestar uma consultoria de coaching.

Dentro do processo de coaching, o profissional tem a oportunidade de desenvolver novas competências que podem fazer a diferença para conseguir uma promoção na empresa ou um novo emprego.

Saiba mais: Curso de Coaching Online

O consultor de carreiras não faz milagres, mas dá bons conselhos para o profissional crescer no mercado de trabalho. (Foto:Divulgação)

Quando bem realizada, a consultoria de carreira pode ter resultados positivos e duradouros. O profissional que recorreu ao coaching normalmente adquire mais autoconfiança para desenvolver suas atividades, é capaz de quebrar as suas próprias barreiras, solucionar problemas e alcançar suas novas metas com mais facilidade.

O coach tem a difícil e trabalhosa missão de estimular o potencial máximo do seu cliente, fazendo com que ele tenha força de vontade, prudência e ambição de crescer profissionalmente. Para cumprir com o seu dever, normalmente ele se mune de ferramentas, como as técnicas que funcionam em ciências do comportamento.

Cada sessão de coaching tem um formato parecido com a terapia individual. O atendimento personalizado, que dura em média 1h30, motiva várias questões importantes sobre a carreira, que precisam ser pensadas e discutidas. Para que o profissional possa presenciar os resultados do processo, ele deve se submeter a sessões semanais durante o período de 6 a 9 meses. Cada consulta custa de R$ 400 a R$ 1.200.

Quando é hora de recorrer ao coaching?

O coaching ajuda, inclusive, quem está insatisfeito com o trabalho. (Foto:Divulgação)

O coaching é um investimento que compensa em várias situações no âmbito profissional. O processo costuma ajudar as pessoas que estão frustradas com o trabalho, que buscam um novo emprego, precisam elaborar um bom currículo, desejam uma promoção na empresa ou que tem interesse em explorar novos mercados.

Veja também: Como planejar sua carreira: dicas

Top