CNH SOCIAL 2020 → Inscrições, Requisitos, Lista dos Estados

CNH Social 2020: Inscrições e Cadastro

O programa CNH Social está beneficiando brasileiros que não tem condições de custear os valores para tirar habilitação. Se você se encaixa nesse perfil e…

Por Andre em 06/04/2020

O programa CNH Social está beneficiando brasileiros que não tem condições de custear os valores para tirar habilitação. Se você se encaixa nesse perfil e quer saber como tirar sua CNH de graça, acompanhe nosso artigo e aproveite nossas dicas!

Ao tirar a carteira de motorista grátis, o cidadão aumenta as suas chances de conseguir um bom emprego. Ele pode trabalhar como motorista de ônibus, motoboy, táxi, frentista, entre outras ocupações. Enfim, as chances no mercado de trabalho aumentam consideravelmente.

cnh social gratis

CNH Social 2020

A CNH Social é uma realização do Sest (Serviço Social do Transporte) e o Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). O programa Primeira Habilitação para o Transporte é realizado anualmente, em todo o Brasil, disponibilizando de forma gratuita para pessoas de baixa renda.

Pré Requisitos para CNH Social

Antes de mais nada, é preciso conhecer os requisitos para participar do programa (dá para tirar carteira de carro grátis e/ou carteira de moto grátis), que incluem:

  • Idade entre 18 e 27 anos;
  • Saber ler e escrever;
  • Comprovar renda familiar de até dois salários mínimos;
  • Está em situação de desemprego a mais de um ano;
  • Possuir carteira de identidade;
  • Está sendo beneficiado pelo Programa Chapéu de Palha ou Bolsa Família;
  • Ter inscrição no CadÚnico
  • Ter completado os estudos em escolas da Rede Pública.

Pré Requisitos para Troca de Categoria

Já para quem quer trocar de categoria gratuitamente, é preciso estar habilitado há pelo menos 12 meses, ter entre 21 e 50 anos de idade e não ter cometido nenhuma infração de trânsito grave ou gravíssima, além de não ser reincidente em infrações médias, nos últimos 12 meses. Os critérios de renda e escolaridade também são aplicados nesse caso.

Carteira de moto grátis também faz parte do projeto (Foto Ilustrativa)

Carteira de moto grátis também faz parte do projeto (Foto Ilustrativa)

Inscrição CNH 2020

O projeto CNH Social foi criado com o objetivo de ajudar milhares de brasileiros a conquistar a primeira carteira de habilitação ou mesmo trocar de categoria. Para ser beneficiado, basta procurar uma das unidades do SEST/SENAT ou fazer a inscrição no Detran da cidade. Os CFCs (Centros de Formação de Condutores) e clínicas médicas também podem se credenciar ao projeto e ajudar a população.

A lista de convocados SEST/SENAT para o programa CNH Social será divulgada aos poucos, de acordo com a disponibilidade de vagas em cada município contemplado. O cidadão que tem interesse no projeto deve ficar de olho no site oficial do seu estado e acompanhar os próximos editais.

No primeiro semestre de 2020, várias cidades foram contempladas pelo projeto CNH Social, como é o caso de São Paulo, Porto Velho, Contagem, Florianópolis, Divinópolis, Campo Grande, Campinas, Santo André, Palmas, Taubaté, Jacareí, Blumenau, Guarulhos, Três Lagoas, entre outras. Portanto, quem se enquadra nos pré-requisitos do projeto tem boas chances de ser convocado pelo SEST/SENAT.

Inscrições CNH Social 2020

O CNH Social é uma realização totalmente financiada pelo SEST/SENAT. A iniciativa se divide, basicamente em dois projetos: Primeira Habilitação para o Transporte e Habilitação Profissional para TRANSPORTE.

As pessoas interessadas em tirar carteira de motorista sem qualquer tipo de custo devem realizar a inscrição online, através dos links a seguir:

– Primeira Habilitação

– Habilitação Profissional

No momento, o projeto de CNH Social se encontra com inscrições encerradas. No entanto, o SEST/SENAT já começou a se preparar para abrir novas oportunidades no próximo semestre do ano.

Em caso de dúvida, acesse o site www.sestsenat.org.br e consulte as informações disponíveis na página. Você também pode visitar, pessoalmente, uma das Unidades Operacionais do SEST SENAT.

Vagas remanescentes para participar do programa

Quem já se inscreveu e não conseguiu participar da primeira etapa do programa da CNH social precisa agora se candidatar as oportunidades que as vagas remanescentes estão oferecendo. Pode participar do processo novamente pessoas interessadas na primeira habilitação e mudança de categoria.

Vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas na primeira tapa devido ao número grande de quantidades que não preencheram os requisitos necessários para participar do projeto de financiamento da CNH. Antes de se inscrever, saiba que é preciso está dentro dos requisitos de inscrição.

Quem já possui a CNH (no mínimo um ano) e deseja agora mudar de categoria precisa ter de 21 a 50 anos, comprovar renda familiar de até dois (2) salários mínimos, saber escrever e ler. Outra informação super importante é que o candidato neste quesito não pode ter cometido infração de trânsito gravíssima, grave e nem ser reincidente com as infrações médias. Tudo isso no último ano.

Para acessar o link da inscrição para a Primeira Habilitação para o Transporte – CNH Social clique no link : www.sestsenat.org.br/cnh-social-sest-senat.

Cancelamento CNH Social

O cancelamento do benefício se dá quando o candidato não assina o termo de adesão, quando não participa do curso de qualificação e quando comete algum desvio de conduta nas dependências do SEST/SENAT. A falsificação de documentos comprobatórios também é motivo a participação no projeto ser cancelada.

Em janeiro, o SEST SENAT publicou os novos prazos para a inscrição no CNH Social. O objetivo dessa etapa foi preencher as vagas remanescentes do programa, considerando as vertentes de primeira habilitação para o transporte e mudança de categoria.

Estados que oferecem CNH Social

Antes de se inscrever em um dos programas, leia atentamente o edital CNH Social acessando AQUI. Novos processos seletivos devem ser abertos em breve.

Para maiores informações sobre como participar do programa CNH Social, acesse o site do Sest Senat, procure a unidade mais próxima da instituição, acesse o Fale Conosco SEST SENAT ou entre em contato com o Sest Senat pelo telefone 0800 728 2891.

Top