Clonagem: O Que É?

Muito se ouve falar em formas de clonagem, e muitas já foram realizadas em nome da ciência, como forma de encontrar soluções à vários…

Muito se ouve falar em formas de clonagem, e muitas já foram realizadas em nome da ciência, como forma de encontrar soluções à vários problemas.
Este assunto é tema de inúmeras controvérsias, no entanto, continua em pauta se deve ou não ser utilizada. Mas, aqui vai uma breve e interessante explicação sobre o que é clonagem.

Na verdade a clonagem é a cópia ou duplicação de células ou de embriões a partir de um ser já adulto. É uma reprodução assexuada, na qual são produzidos seres geneticamente iguais. As cópias possuem todas as características físicas e biológicas de seu pai genético. O processo se dá quando o cientista isola uma célula e retira dela o seu núcleo, e junta-se uma célula a outra célula e em seguida vem a duplicação das células, através de duplicações sucessivas de duas células de quatro em quatro, de oito em oito, de dezesseis em dezesseis, e assim por diante, até chegar ao ponto dessas células todas constituírem um ser, como foi o caso da ovelha Dolly. Nesse método de reprodução são usadas células somáticas, aquelas que são responsáveis pela formação dos órgãos, no lugar de óvulos e espermatozoides. Todas as reproduções naturais são feitas por meio de células sexuais e não somáticas.

A primeira clonagem aconteceu em 1996, pelo embriologista Ian Wilmut na Escócia, ele conseguiu clonar a famosa ovelha Dolly. A ovelha morreu alguns anos depois da experiencia, apresentando sinais de envelhecimento precoce. Após essa clonagem foram feitas clonagens de outros animais, bois, cavalos, porcos e ratos.

As técnicas de clonagem estão avançando gradativamente, mas a clonagem de seres humanos ainda está um pouco longe de acontecer, pois além dos limites científicos, existem questões éticas e religiosas, que são discutidas em todo o mundo. A clonagem seria importante para diversos tratamentos, se não existisse tantas idéias errôneas com relação a esse assunto. Atualmente fala-se muito no estudo de células tronco, que é de extrema importância, pois desta maneira também será possível realizar aplicações terapêuticas, seu principal objetivo é recuperar tecidos danificados por traumas ou doenças.

Leia Também:  Cursos gratuitos Idepac - SP 2012

Cientistas aqui do país estão próximos de fazer seu primeiro clone de um animal superior, um bovino, da raça Nelore, a mais comum da pecuária de corte do Brasil. Dois pesquisadores disputam a primazia na corrida por esse objetivo.

Neste âmbito, infelizmente surge ideias de que será possível através da clonagem criar seres para um trabalho escravo ou retornar pessoas queridas, importantes e inteligentes ou que suas vidas sejam replicadas. Não é necessário ser um estudante da área para entender que o DNA determina como deve ser o cérebro de cada um, mas não determina como deve ser sua personalidade, pois cada ser humano é único e isso é impossível de reproduzir.

Portanto, tal questão ainda continua e continuará sendo assunto por muito tempo!

Top