Clinica gratuita dependentes químicos DF

A dependência química resulta de um processo em que o cérebro fica viciado na sensação de prazer provocada por uma determinada substância. Desta forma,…

A dependência química resulta de um processo em que o cérebro fica viciado na sensação de prazer provocada por uma determinada substância. Desta forma, o indivíduo abusa do consumo de entorpecentes e passa a ter dificuldades para levar a vida normalmente.

A dependência química prejudica crianças, jovens e adultos. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Clínica para dependentes químicos gratuita

Uso excessivo de drogas

O uso compulsivo e excessivo de drogas pode ter um efeito devastador na vida do indivíduo. Até conquistar o bem-estar proporcionado pela substância, o usuário fica irritado, agressivo, trêmulo e insone. Também é comum ele renunciar aos laços afetivos e abandonar as atividades que costumava gostar de fazer.

O vício em drogas não se baseia apenas em narcóticos pesados, como o crack, mas também inclui alcoolismo, tabagismo e compulsão pelo consumo de remédios. Quando a dependência começa a prejudicar a vida ou a saúde do usuário, é necessário procurar ajuda.

Existem diferentes formas de tratamento contra a dependência química, mas o método depende muito da gravidade de cada caso. Quando a situação é incontrolável e o dependente não quer contribuir com a sua recuperação, a família tem autonomia de optar pela internação involuntária. Na clínica, o usuário de drogas será tratado por médicos e psicólogos, com o objetivo de recuperar o controle e deixar o mundo das drogas.

Existem diferentes formas de tratamento contra dependência química. (Foto:Divulgação)

Entre as principais formas de recuperar um dependente químico, vale ressaltar as consultas individuais, a internação domiciliar, a internação voluntária, a orientação familiar, o tratamento ambulatorial, o resgate de emergência, entre outros.

Dependentes químicos no DF: clínicas e centros gratuitos

Em Brasília, há diversas cracolândias próximas ao Palácio Central, uma realidade que já ganhou repercussão na mídia. Com o grande número de dependentes, os centros de tratamento estão aprimorando e intensificando o trabalho contra as drogas.

Leia Também:  Como Tirar Mofo e Bolor de Roupas

No Distrito Federal há uma série de clínicas particulares para tratar dependência química, como a CT Viva e a Renascer. No entanto, grande parte das famílias não possui condições de arcar com os gastos. Nestes casos, é necessário procurar atendimento gratuito para recuperar o usuário de drogas.

Veja a seguir algumas sugestões de unidades de atendimento gratuito contra dependência química DF:

CONEN – Conselho Estadual de Entorpecentes
SRTVS Q., 701, bloco I, cobertura Ed. Palácio da Imprensa, Asa Sul, Brasília.
Telefone: (61) 3901-5856

A Fazenda do Senhor Jesus é uma instituição filantrópica. (Foto:Divulgação)

Fazenda do Senhor Jesus
SRTVN Quadra 701 Ed. Centro Empresarial Norte Sala 716-A, Brasília.
Telefone: (61) 3328-4006

Desafio Jovem de Brasília
SCLN 407 bloco D loja 60. Brasília/DF.
Telefone: (61) 3273-0455

IDHUM – Instituto de Desenvolvimento Humano
Estrada DF 130, Km 22, Quebrada dos Guimarães , Paranoá, DF
Telefone: (61) 9263-3252

Comunidade Terapêutica Só Por Hoje
Av. 2, bloco 1380, casa 1 , Núcleo Bandeirante , DF.
Telefone: (61) 3386-7949

Adolescentro
Sgas, quadra 605, Asa Sul , Brasília, DF.
Telefone: (61) 3242-1447

Veja também: Internação compulsória: esclareça as dúvidas

Top