Infelizmente, alguns casais possuem dificuldade para ter o filho que tanto almejam. Devido a isso, muitos deles acabam recorrendo para clínica de reprodução, para realizarem o sonho de ser pais. Tendo isso em vista, separamos algumas informações sobre os cuidados que devem existir para escolher a clínica de reprodução assistida.
Saiba mais sobre o tratamento gratuito para infertilidade.
Os profissionais da clínica devem ter credenciamento junto aos órgãos. (Foto: divulgação)
Relembre as acusações contra as clínicas de reprodução
Após as acusações que a clínica de Roger Abdelmassih sofreu, seguidas de comprovações de alguns erros durante os procedimentos, a Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) resolveu aumentar o rigor das normas que regulamentam os procedimentos médicos em clínicas de reprodução.
Procurando boas referências
Especialistas no assunto afirmam que os casais que estão a procura de clínicas de reprodução, devem levar em consideração muitos quesitos, entre eles, que o local possua boas referências. Associado a isso, é necessário avaliar se o profissional possui o título de especialização em reprodução humana, além do título de ginecologia e obstetrícia. Também é muito importante que o local tenha um bom embriologista que realize um trabalho competente e de confiança.
Conheça os cuidados que devem existir para escolher a clínica de reprodução assistida. (Foto: divulgação)
Seguindo as recomendações dos órgãos da saúde
Além dos cuidados anteriormente citados, os profissionais da saúde relatam que os casais devem verificar se a clínica de reprodução escolhida tem o credenciamento junto aos órgãos fiscalizadores, em especial, a Anvisa. Após isso, é ideal averiguar se o médico possui registro junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM). Todos esses detalhes colaboram na prevenção de futuras consequências inesperadas.
Conhecendo as instalações da clínica
Conhecer as instalações da clínica é essencial. Assim, o casal deve fazer um tour pelos laboratórios, centros cirúrgicos, além de conhecer toda a equipe responsável pela realização da reprodução assistida. Durante a visita, os futuros pais devem questionar quanto a realização de exames, incluindo os testes sorológicos. Também é ideal verificar todos os equipamentos e tirar dúvidas sobre como o procedimento é realizado.
Questione sobre a técnica utilizada para a reprodução
Antes de escolher a clínica que irá realizar o procedimento, é ideal avaliar qual a técnica que será utilizada. Atualmente, existem dois tipos de vitrificação (processo para realizar a reprodução assistida). A primeira consiste no congelamento rápido que evita a perda celular de óvulos em até 20%. Porém, em algumas clínicas utilizam o congelamento lento que tem uma perda celular em torno de 90%. Assim, é extremamente importante avaliar a técnica, de modo a avaliar as chances da reprodução assistida ter sucesso.
Muitos casais possuem dificuldade em engravidar e acabam recorrendo para clínicas de reprodução assistida. (Foto: divulgação)
Muitos casais possuem dificuldade em engravidar. Devido a isso, muitos deles acabam buscando a ajuda de uma clinica de reprodução. No entanto, é ideal ter alguns cuidados antes de escolher a clinica de reprodução assistida. Uma forma de evitar consequências inesperadas.
Saiba como reverter a laqueadura.