Climatizador x Ar Condicionado Portatil – Quais as diferenças

PUBLICIDADE
Ar condicionado portátil ou umidificador de ar? Saiba qual combina mais com você.

Saber a diferença entre um umidificador e um ar condicionado portátil é indispensável para não errar na hora de fazer sua compra. Atente-se para as características de cada um e veja qual dos dois aparelhos será mais eficiente para você.

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que os aparelhos de ar condicionado portáteis são tão eficientes quanto aqueles fixados à parede, sendo destinados ao mesmo fim: resfriar o ambiente em dias quentes. A isto, soma-se a vantagem de poder ser utilizados em vários espaços. É importante, antes de tudo, entender o conceito de portátil aplicado ao ar condicionado: o equipamento requer um tubo extensor acoplado a uma janela ou a um espaço na varanda. É esse tubo que faz a troca de calor entre o ambiente externo e o interno.

Dito isso, entenda que o ar condicionado portátil é ideal para pequenos ambientes, para aqueles que possuem mais de uma casa (muito boa a ideia de poder levá-lo para a casa de praia ou de campo) ou para quem não tem necessidade de alterar a temperatura de mais de um ambiente ao mesmo tempo.  Além disso, há economia na medida em que não há a necessidade de pagar pela instalação. De simples manuseio, o aparelho dispensa técnicos.

PUBLICIDADE
Ar condicionado portátil

Para sua compra ser ainda mais eficaz, leve em conta o tamanho do local a ser refrigerado. Medir a área para calcular os metros quadrados antes de comprar um aparelho facilita na hora de escolher entre os diversos modelos disponíveis no mercado.

E se pouco tempo atrás o ar condicionado (portátil ou não) reinava absoluto na preferência dos brasileiros, competindo talvez somente com os ventiladores, atualmente ele ganhou um concorrente à altura. O umidificador de ar foi conquistando aos poucos terreno e hoje é possível dizer que divide o pódio com os aparelhos condicionadores de ar.

Embora pareçam servir para os mesmos fins, o consumidor deve ter em mente que, prioritariamente, o umidificador difere-se do ar condicionado por ser um aparelho cuja função básica é manter a umidade relativa do ar dentro dos níveis recomendados para o ser humano. Recomenda-se que a umidade seja mantida em 60% para que haja conforto respiratório e sensação de bem-estar. Então, se você mora em locais em que a umidade relativa do ar já é baixa, não pense em outra opção: vá de umidificador, já que o ar condicionado provoca a redução da umidade do ambiente.

Umidificador de ar

Outra grande diferença entre os dois aparelhos relaciona-se ao consumo de energia. Um bom umidificador  consome 9 vezes menos energia que um ar condicionado portátil com a mesma capacidade de redução de temperatura

Tipos de Umidificadores

  • Evaporadores – Transmite o vapor de água em pequenas quantidades para o ar, fazendo-o passar por um meio esponjoso umedecido;
  • Ultrassônico – Transforma água em vapor d´água através de vibrações ultrassônicas;
  • Névoa Fria – Transmite umidade para o ar através de uma névoa fria, que é produzida quando a água passa por uma força centrífuga.

Os umidificadores se diferem no que diz respeito à sua potência, melhor dizendo, alcance. O alcance é a área que o umidificador cobre, que é, em média, 25 metros. O consumo do umidificador é consideravelmente menor do que qualquer aparelho de ar-condicionado. Outra vantagem do umidificador é que, como ele funciona em locais aberto, onde o ar pode circular, é a melhor opção para pessoas alérgicas.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.