Cliente oculto BH: cadastro

Com a competitividade em alta e a exigência dos clientes cada vez maior o mercado busca se aperfeiçoar a todo o momento. Mas, como…

O cliente oculto auxilia na melhora dos serviços de uma empresa (Foto: Divulgação)

Com a competitividade em alta e a exigência dos clientes cada vez maior o mercado busca se aperfeiçoar a todo o momento. Mas, como saber os pontos a serem melhorados na sua companhia e produto? Existem várias técnicas para conseguir identificar as partes falhas do atendimento e do serviço. Algumas companhias chegam a contratar empresas especializadas para tratar desse assunto.

A técnica do cliente oculto, por exemplo, utiliza a observação para a melhoria de produtos e procedimentos. Nela, pessoas treinadas vivenciarão e avaliarão processos e produtos, além dos serviços, se passando por clientes e usuários comuns da organização. No fim do processo de análise esses “falsos” clientes vão redigir um relatório onde os pontos avaliados serão descritos com suas respectivas características.

Empresas especilizadas no assunto treinam funcionários para se passar por clientes (Foto: Divulgação)

O Indicador aplica uma metodologia científica sob o olhar da pessoa que se passou por consumidor, usando métodos estatísticos e de pesquisa de campo, de modo exploratório e qualitativo, através de atendimentos presenciais ou telefônicos, relatando por meio de fatos e dados a forma como o cliente dessa empresa é atendido.

Os empresários utilizam esse tipo de balanço para compor programas de incentivos aos funcionários. Por exemplo, no ramo da telefonia móvel é comum um cliente oculto premiar os funcionários que atendem a pessoa de acordo com os procedimentos da companhia, passando as informações-chave. Isso também serve como termômetro para saber em quantos locais os dados precisos estão sendo fornecidas e em caso de muitos colaboradores não estarem agindo conforme a cartilha da organização um treinamento de reciclagem é programado.

Essa metodologia do cliente oculto também serve para alinhar uma rede de lojas aos seus concorrentes. Nessa caso o “falso” consumidor testa o atendimento dos concorrentes e os tipos de serviços e produtos. Isso também é feito com a sua própria organização, para que os dados possam ser comparados. Os impactos desse tipo de ação são extremamente positivo, pois a visão transmitida é a de quem compra, e muitas vezes os empresários não sabem de diversos problemas apontados pelos consumidores.

Para quem é de Belo Horizonte uma opção de empresa que fornece esse tipo de serviço é a Indicador Consultores e Associados,  localizada na Av. Álvares Cabral, 1366, 11º andar, Lourdes – CEP 30170-001. Para saber o custo do serviço entre em contato por meio do e-mail [email protected] ou telefone (31) 3292.0308.


Top