Clareamento Dental

O clareamento dental é uma ótima opção para as pessoas que desejam acabar com o sorriso amarelado e exibir dentes brancos e saudáveis. Esse…

O clareamento dental é uma ótima opção para as pessoas que desejam acabar com o sorriso amarelado e exibir dentes brancos e saudáveis. Esse tratamento odontológico tem sido muito procurado como uma alternativa estética, mas é necessário contar com um bom profissional para realizar o procedimento. Os dentes podem assumir o aspecto amarelado por diversos motivos, em especial devido à alimentação. O consumo de produtos que apresentem alta concentração de corante como refrigerante, café, chá e vinho é o principal responsável pelo escurecimento dos dentes, além disso hábitos como o tabagismo também é grande responsável por manchas nos dentes.

Clareamento Dental (Foto: Divulgação)

Clareamento Dental (Foto: Divulgação)

Clareamento Dental

Depois de fazer o clareamento dental, reformule os seus hábitos alimentares e prefira uma dieta natural. As manchas nos dentes não aparecem de um dia para o outro, elas são o resultado de anos de exposição aos fatores que as causam.

Leia mais informações sobre: Mitos e verdades sobre clareamento dental

Como funciona?

Antes de fazer o clareamento dental é feita uma avaliação para identificar a cor dos dentes, o dentista registra por meio de fotos ou comparando os dentes do pacientes com moldes de porcelana até encontrar a coloração correspondente. Identificada a cor dos dentes é necessário fazer uma lavagem profissional de dentes, as manchas superficiais e o tártaro devem ser removidos antes de fazer o clareamento dental.

Resultado é impressionante (Foto: Divulgação)

Resultado é impressionante (Foto: Divulgação)

O produto usado para fazer o clareamento é cáustico e pode danificar os tecidos da boca, por isso é colocado uma barreira gengival para isolar os dentes e proteger os tecidos orais macios. Depois de proteger a gengiva é necessário secar os dentes antes de aplicar o gel de clareamento ou peróxido, que é aplicado em 60 ou 90 minutos.

Leia Também:  Vício em compras: sintomas, quais são

Clareamento caseiro

Em alguns casos, a sensibilidade aumenta naturalmente (Foto: Divulgação)

Em alguns casos, a sensibilidade aumenta naturalmente (Foto: Divulgação)

O clareamento dental caseiro é muito utilizado atualmente, pois seu preço é muito vantajoso se comparado ao clareamento feito em um consultório particular. O clareamento dentário caseiro consiste apenas em aplicar o produto nos moldes, colocar nos dentes e aguardar o tempo necessário. Os produtos para ser aplicado nos dentes podem ser comprados em consultórios, existem kits prontos para facilitar a aplicação. Muitos profissionais não aprovam esse método, pois os resultado podem ser diferentes do esperado, as principais desvantagens são: sensibilidade nos dentes, não clareia os dentes de maneira homogênea, podendo ficar manchas, o tempo que o clareamento dura é pequeno, pode ocorrer necrose dos dentes e queimadura nos lábios e gengivas.

Leia mais informações sobre: Clareamento Dental: Quais os Métodos?

Somente dentistas podem fazer o procedimento

Crianças não podem fazer o tratamento (Foto: Divulgação)

Crianças não podem fazer o tratamento (Foto: Divulgação)

Sendo um procedimento químico, quando o clareamento não é realizado de forma correta ele pode oferecer riscos à saúde bucal do paciente. Alguns produtos odontológicos deixam os dentes fracos e afetam a gengiva. Siga todas as orientações do seu dentista para não ter problemas ao longo do tratamento. Ter dentes brancos e brilhantes é o desejo de muitas pessoas, mas é importante lembrar que a saúde é mais importante que a estética, portanto não exagere querendo resultados rápidos e siga as instruções de seu dentista.

Top