Claraboia de José Saramago: livro inédito do escritor português

O consagrado autor português José Saramago terá uma obra inédita publicada neste mês de outubro. O romance intitulado de Clarabóia teria sido escrito nos…


O consagrado autor português José Saramago terá uma obra inédita publicada neste mês de outubro. O romance intitulado de Clarabóia teria sido escrito nos anos de 1950, período em que Saramago ainda era desconhecido.

A história da publicação deste livro é bastante curiosa. Aos trinta anos de idade o aclamado ganhador do prêmio Nobel entregou sua segunda obra a um amigo, que se encarregou de entregá-lo a uma editora portuguesa. Porém, por razões desconhecidas o livro não foi editado por vinte anos e nem sequer devolveram o original a Saramago. O interessante é que aquele era o único manuscrito que o autor possuía.

Quarenta anos depois, em uma mudança de instalações a editora encontrou a obra esquecida e demonstrou interesse em publicá-la. Entretanto, José Saramago já estava famoso na época e não demonstrou mais interesse em sua publicação. Porém, deixou a seus herdeiros a decisão de publicar Clarabóia depois da sua morte.

Após decisão dos herdeiros, Clarabóia será realmente publicada. Já começaram a ser vendidas a versão em e-book desde o dia 01/10 e a chegada nas livrarias está prevista para 17/10, porém o lançamento em outros idiomas só deve ser lançado em 2012.

O autor português morreu aos 87 anos vítima de Leucemia. Samango tem uma vasta gama de obras publicadas, ao todo são 16 romances, 5 peças, 3 contos, 3 poemas, 4 crônicas e duas memórias. O primeiro sucesso foi lançado em 1947 e se chama “Terra do Pecado”, o último foi “Caim” em 2009. Já a publicação mais recente intitula-se “Clarabóia”, de 1950.

Dentre os maiores sucessos deste português estão “Memorial do Convento”, de 1983 e o “Ensaio sobre a Cegueira”, de 1995 o qual anos mais tarde foi adaptado para o cinema e dirigido pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles. Saramago foi o maior escritor português já visto, seu talento lhe valeu o prêmio Nobel de Literatura. Ele foi o primeiro autor do idioma português a ganhar este valiosíssimo prêmio.

O romance “Clarabóia” apesar de ter sido escrito a mais de 50 anos apresenta uma escrita bastante atual. Nesta obra a história ocorre em Lisboa, em um prédio numa zona popular onde convivem seis famílias. Uma delas é composta por um sapateiro e sua esposa, no outro apartamento um caixeiro-viajante e sua mulher galega e filho. No outro um empregado de um jornal com sua esposa. No primeiro andar vive uma mulher solteira e assim por diante. O romance mostra a convivência entre essas famílias que revela os dramas pessoais de clássicas famílias lisboetas. A história começa com a família do sapateiro querendo alugar um quarto vago no apartamento e assim transcorre o dia-a-dia de uma pequena classe burguesa.

Top