Cirurgia plástica no queixo: informações

O nome dado a cirurgia do queixo é mentoplastia ou genoplastia. A cirurgia tem como função trazer harmonia ao formato do rosto. Ou seja,…

Por Editorial MDT em 25/02/2012

A cirurgia para a correção da posição do queixo é chamada mentoplastia

O nome dado a cirurgia do queixo é mentoplastia ou genoplastia. A cirurgia tem como função trazer harmonia ao formato do rosto. Ou seja, se uma pessoa possui um queixo em uma posição mais avançada ou retraída, pode recorrer a esse tipo de procedimento. Com a realização da cirurgia, o que temos como resultado é a cessação do constrangimento, assim como proporciona um formato mais simétrico e natural ao rosto.

Tipos de mentoplastia

  • Retro-posicionamento – ou como conhecida, cirurgia do queixo retraído, é o tipo mais comum de mentoplastia. O procedimento se baseia na inclusão de uma peça de silicone ou de um segmento ósseo retirado da mandíbula.  A escolha do método a ser adotado, dependerá das condições anatômicas do paciente. Devido a isso, apenas o profissional saberá qual a técnica que será utilizada. Esse tipo de mentoplastia é vista como um procedimento simples. Isto, por ser realizada sob anestesia local e durar em torno de 30 minutos.
  • Cirurgia do queixo avançado – a técnica consiste na retirada de um segmento ósseo excedente. Dessa forma, realiza-se um recuo no queixo, deixando  o rosto mais harmonioso. Esse tipo de procedimento também é realizado sob anestesia local, porém dura em torno de uma hora.

Formato do queixo em protuberância

Pré e pós operatório

A mentoplastia pode ser realizada por qualquer pessoa, desde que possua idade superior ou igual a 17 anos. Após o procedimento, o indivíduo que realizou a cirurgia permanecerá na clínica por tempo determinado pelo médico, sendo que em média, o tempo de recuperação ocorre em torno de 4 a 5 dias.

Em relação a cicatriz pós cirúrgica, tudo dependerá do tipo de procedimento adotado. Ou seja, caso a incisão seja interna, não haverá cicatriz visível. Já com a incisão externa, poderá ser vista uma pequena cicatriz que será visível na parte inferior do queixo.

Após a cirurgia, é colocado um curativo para manter a prótese fixada ou para deixar a mandíbula no local certo. O curativo ainda colabora em dar proteção ao local da cirurgia durante os primeiros dias.

Queixo retraído

Para quem está insatisfeito com a protuberância do queixo, ou mesmo com sua retração, a mentoplastia é a solução. Esta é o nome dado a cirurgia do queixo, independente da sua função. De maneira geral, ela tem como principal foco retomar a harmonia do rosto. Depois da realização da cirurgia, muitos paciente conseguem ter a autoestima aumentada, podendo viver mais felizes em meio a sociedade.

Top