Cirurgia plástica em crianças: como funciona, riscos

Quando o assunto é cirurgia plástica, a primeira coisa que vem na mente de muitas pessoas é a colocação de próteses de silicone, lipoaspiração,…

As crianças também fazem cirurgia plástica.

Quando o assunto é cirurgia plástica, a primeira coisa que vem na mente de muitas pessoas é a colocação de próteses de silicone, lipoaspiração, aplicação de botox e preenchimentos em pacientes adultos. Na prática, essas cirurgias são muito mais amplas do que podem parecer, num primeiro momento, porque além da estética, envolvem questões reparadoras, podendo ser indicada para todas as idades, inclusive em crianças.

Devido ao fato do corpo estar em formação, algumas cirurgias são recomendadas a partir de determinadas idades. Confira as principais cirurgias plásticas em pediatria e saiba suas indicações e peculiaridades:

Orelhas de abano

É difícil encontrar quem não conheça a história de pelo menos uma criança com orelha de abano, independente do sexo, que sofreu problemas na escola e em casa com apelidos e chacotas, e muitas vezes acabou tendo um comprometimento de seu desempenho escolar e problemas de relacionamentos.

Indicações: A cirurgia para correção desse problema está indicada para crianças a partir de 7 anos de idade, que já atingiram a maturidade necessária para se submeterem a este procedimento. O ideal é que os pais deixem que a própria peça para fazer a correção, pois assim há maior colaboração em sua recuperação.

Como funciona: O resultado é gratificante e pode ser visto logo no primeiro dia pós-cirúrgico. O procedimento é realizado sob anestesia local, permitindo alta hospitalar no mesmo dia, geralmente sem a retirada dos pontos e a recuperação normalmente é rápida.

Orelhas de abano, antes e depois da cirurgia plástica.

Fissuras labiais e palatinas

Também chamado de lábio leporino, consiste numa patologia que deve ser avaliada precocemente pelo especialista, preferencialmente logo ao nascimento, para que seja estabelecido um programa de tratamento que pode incluir não só a cirurgia plástica, mas também o uso de próteses que previnam o aumento da fissura.

Leia Também:  Conheça o frapê funcional

Indicação: Geralmente a fissura labial é operada entre 30 dias e 3 meses, enquanto a fissura palatina (do céu da boca) é reparada entre 6 meses e 1 ano. Mas independente da idade, a procura por tratamento deve ser imediata.

Microtia ou agenesia de orelha

É a não formação de parte ou de toda orelha e quase sempre ocorre apenas de um lado.

Indicação: A cirurgia está indicada a partir dos 5 anos de idade, quando já houve desenvolvimento completo da orelha.

Como funciona: Podem ser realizados enxertos de cartilagem, que são retirados das costelas, ou, também, utilizar próteses de silicone. Geralmente é preciso de mais de uma cirurgia para se obter os resultados esperados.

Epicanto

Epicanto é o nome dado à uma prega que se forma no canto interno dos olhos e as vezes diminui o campo visual da criança. Sua presença pode estar relacionada à problemas neurológicos, e por isso é necessária uma avaliação com especialista.

Indicações: É uma cirurgia recomendada a partir dos 3 anos.

Sindactilia e polidactilia

São deformidades dos dedos das mãos e pés, sendo que a sindactilia é a falta de separação dos dedos, que podem ser dois ou mais, enquanto que a polidactilia é a presença de dedos extras, na mesma mão ou pé.

Indicações: O tratamento está indicado a partir de 1 ano de vida.

Como funciona: Na sindactilia é feito a dissecção e separação dos dedos, enquanto que na polidactilia é necessária uma avaliação para que se identifique qual é o dedo melhor formado, evitando o risco de remover aquele que aparentemente está em excesso, mas que pode ser o que irá apresentar melhor função.

A Sindactilia é um problema muito frequente.

Complicações

Desde que se sigam todas as recomendações dadas pelo cirurgião plástico, as complicações são raras e compreendem basicamente as mesmas de qualquer outra intervenção cirúrgica, como risco de alergia medicamentosa, problemas de infecção na ferida operatória e de cicatrização.

Leia Também:  Tatuagens Temporárias Adesivas Para o Corpo

Vale a pena procurar um médico especializado no assunto e esclarecer qualquer dúvida que possa surgir.

Top