Cirurgia para miopia: saiba mais

A miopia é um problema de visão que cria a dificuldade de enxergar os objetos distantes. Isto acontece porque entra no olho e focaliza…

Por Isabella Moretti em 27/12/2012

A miopia é um problema de visão que cria a dificuldade de enxergar os objetos distantes. Isto acontece porque entra no olho e focaliza incorretamente o que está longe. Uma pessoa míope é capaz de ver com clareza os objetos próximos, mas enxerga um monte de borrões quando os mesmos são posicionados há uma determinada distância dos olhos.

A cirurgia de miopia é realizada com laser. (Foto:Divulgação)

Uma das formas de solucionar as dificuldades criadas pela miopia é através da cirurgia de correção. O procedimento é muito simples de ser realizado e promete devolver a qualidade da vista, no entanto, o paciente precisa procurar um bom profissional para não desenvolver novos problemas oculares.

Leia mais: Cirurgia para astigmatismo e miopia: como funciona?

Como funciona a cirurgia de miopia?

A cirurgia de miopia é baseada numa técnica moderna, na qual o médico usa um laser para modelar a córnea (lente que fica bem na frente dos olhos). Através deste procedimento, a imagem se forma exatamente sobre a retina, algo que não acontece em uma pessoa diagnosticada com miopia.

Embora a técnica tenha sido aprimorada e modernizada nos últimos anos, a cirurgia de correção de miopia já é feita desde a década de 70. Antigamente, a modelagem da córnea era realizada com uma lâmina e o médico precisava de muita habilidade manual para concluir o procedimento. Hoje, o laser consegue facilitar muito o trabalho do cirurgião e também assegura resultados mais consistentes.

100 pacientes que são operados, cerca de 90 deixam a sala de cirurgia com a miopia praticamente curada. (Foto:Divulgação)

A cirurgia de miopia com laser tem maior precisão e causa menos dor ao paciente. De cada 100 pacientes que são operados, cerca de 90 deixam a sala de cirurgia com a deficiência praticamente curada. Os outros 10 ainda necessitam de algum grau para enxergar com nitidez.

Apesar de ser um procedimento eficaz, a cirurgia de miopia não pode ser feita em todas as pessoas míopes. O paciente que apresenta alguma doença ocular, olhos muito secos, córneas finas ou idade inferior a 21 anos não deve se submeter à técnica.

Realizada há mais de 15 anos no Brasil, a cirurgia de correção de miopia ajuda muitos pacientes a se livrarem de vez dos óculos. Além de ser um procedimento com bons resultados e rápida recuperação, a cirurgia também se destaca com o seu preço acessível, cerca de R$ 1,2 mil.

Dependendo da situação, o convênio médico cobre a cirurgia de miopia. Normalmente a cobertura acontece quando o paciente tem entre 5 e 10 graus. No entanto, antes de se submeter a operação, é muito importante consultar um oftalmologista.

Sobre a miopia

A pessoa míope tem dificuldades para enxergar objetos distantes. (Foto:Divulgação)

A miopia é um problema que afeta homens e mulheres igualmente, criando dificuldades para enxergar objetos distantes e obrigando o uso dos óculos. Os sintomas típicos são fadiga ocular e dores de cabeça freqüentes. Para diagnosticar a miopia, é necessário fazer o exame oftalmológico completo.

Veja também: Cirurgia de Miopia Gratuita

Top