Cirurgia para astigmatismo e miopia: como funciona?

Os distúrbios da visão acometem um número significativo da população. Independente do tipo de problema existente, ou seja, miopia ou astigmatismo, a maioria das…

Os distúrbios da visão acometem um número significativo da população. Independente do tipo de problema existente, ou seja, miopia ou astigmatismo, a maioria das pessoas buscam alternativas para ficarem livres dos “velhos óculos”. Confira algumas informações a respeito das cirurgias para a correção do astigmatismo e da miopia e fique por dentro do assunto.

A miopia e o astigmatismo são os distúrbios visuais mais comuns

Leia também: Principais doenças que afetam a saúde dos olhos.

Miopia e astigmatismo – conceitos

Antes de conversar sobre as técnicas cirúrgicas, é importante relembrar o significado de cada doença.

  • Astigmatismo

O astigmatismo é uma deficiência visual ocasionada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino. Devido a isso, a luz que chega até a retina, o faz de maneira desajustada e como resultado é formado uma imagem distorcida. Vale lembrar que a visão embaçada, pode ocorrer tanto em objetos que estejam longe, quanto os que estejam próximos ao individuo.

  • Miopia

A miopia é um distúrbio visual que resulta na formação da imagem antes dela chegar a retina. Em geral, uma pessoa míope consegue enxergar os objetos que estão próximos a ela, porém possui dificuldade em visualizar objetos distantes.

As cirurgias corretivas garantem excelentes resultados

Leia também: As diferenças entre miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Tipos de cirurgias

Após rever alguns conceitos, conheça mais a respeito das cirurgias corretivas para esses dois problemas visuais.

  • Astigmatismo

Um das opções de tratamento para o astigmatismo é a cirurgia a laser. Ela é realizada com anestesia local e tem duração em torno de 20 minutos. Apesar de ser um procedimento relativamente simples e rápido, ele necessita de uma avaliação pré-cirúrgica adequada, pois muitas vezes não se avalia a real causa do distúrbio, aumentando as chances da cirurgia não proporcionar o resultado esperado.

  • Miopia
Leia Também:  Calazar - Causas, Sintomas e Tratamento

Existem duas técnicas de cirurgias corretivas para a miopia. A primeira delas é a PRK (ceratectomia Foto-Reativa), que tem como função corrigir a curvatura da córnea. Esse procedimento dura em torno de 60 segundos e a anestesia é feita por colírios, ou seja, é local. Já a técnica Lasik (ceratomileuse assistida por laser), consiste na aplicação do laser, após o levantamento de uma camada superficial da córnea. Ambos os procedimentos são indolores e tem igual vantagem de restaurar a visão em poucos dias.

Antes de se submeter a qualquer procedimento, é necessário uma boa avaliação

Leia também: Cirurgia para miopia e astigmatismo: Preço e quanto custa.

Os distúrbios visuais são muito frequentes entre a população mundial e dentre todos os problemas, os mais comuns são a miopia e o astigmatismo. Felizmente, com a evolução das técnicas cirúrgicas, já é possível operar e ir para casa no mesmo dia. Vale ressaltar que, antes de realizar qualquer intervenção, é necessário procurar a orientação de um especialista renomado.

Top