Cirurgia ortognática – como funciona

PUBLICIDADE
Sorriso gengival - pode ser corrigido pela cirurgia ortognática

A Cirurgia ortognática é feita para corrigir problemas faciais, principalmente quando há discrepâncias dento-esqueléticas. Ou seja, no caso de más oclusões, impossíveis de se reparar apenas com uso de aparelhos ortodônticos.

Quais problemas a cirurgia ortognática corrige

A cirurgia é destinada a tratar problemas em três planos da face: antero-posterior, vertical e transverso.

PUBLICIDADE

Plano antero-posterior: são relacionados a problemas do tipo “queixo grande”, chamado prognatismo mandibular; ou de “queixo pequeno” denominado retrognatismo. O maxilar também pode se apresentar com problemas de posicionamento, necessitando correção.

Plano vertical: a este plano estão relacionados os problemas do tipo deficiência de altura do terço inferior da face, ocasionando defeitos estéticos como a pessoa sorrir e não mostrar ou mostrar pouco os dentes superiores, dando a aparência de que não possui dentes.

Outro problema que pode ser corrigido nesse plano é o excesso de altura do terço inferior da face, que provoca situações do tipo “sorriso gengival”. Este é o problema no qual a pessoa mostra em excesso os dentes e a gengiva, tanto em repouso como durante o sorriso.

Encaixam-se nestes casos, também, os indivíduos que não conseguem permanecer com a boca fechada em repouso. Eles normalmente possuem um rosto mais comprido do que o normal.

PUBLICIDADE

Planos transverso: consiste de situações onde os maxilares estão em desarmonia no sentido lateral. Ou seja, a face aparenta-se torta ou desviada para um dos lados.

Etapas do tratamento

PUBLICIDADE

Primeiramente é necessário procurar um Ortodontista e um Cirurgião Buco-Maxilo-Facial. Esses profissionais precisam se reunir antes de iniciar o tratamento, para discutir e planejar cada procedimento, visando um resultado satisfatório.

Para realizar a cirurgia é importante que o indivíduo tenha cessado o crescimento esquelético, pois não haverá mais movimentos no sentido de modificar a estrutura óssea. Dessa forma os resultados podem ser mais previsíveis. Normalmente isso ocorre nas meninas entre 14 e 15 anos, e nos meninos um pouco mais tarde, por volta dos 17 anos.

Porém, há casos onde a cirurgia pode ser antecipada, quando a deformidade atrapalha a vida social da criança, por exemplo.

PUBLICIDADE

É quase sempre necessário realizar a ortodontia em conjunto com o tratamento cirúrgico de ortognática.

Faz-se um preparo ortodôntico que dura de 12 a 18 meses. Serve para melhorar o encaixe dos dentes, que melhora o quadro após a cirurgia.

Após esse momento, pode ser realizada a correção cirúrgica. Depois, são necessários mais 10 meses de aparelho ortodôntico para o término do tratamento.

PUBLICIDADE

O uso de aparelho normalmente não melhora a mordida antes da cirurgia, porque os dentes destes pacientes apresentam-se fora das bases ósseas. É necessário arrumar esta imperfeição antes da realização do procedimento cirúrgico, para que o resultado após cirurgia seja estável.

Como é realizada a cirurgia

As cirurgias são realizadas no hospital e sob anestesia geral. As incisões são feitas por dentro da boca, dessa forma não ocorre formação de cicatrizes no exterior do rosto. A duração do procedimento é variável, dependo da correção que será feita e do grau de dificuldade para a cirurgia. O período de permanência no hospital normalmente é de um a dois dias, sendo que a continuação da recuperação é feita em casa.

O período pós-operatório normalmente não é dolorido, mas ocorre bastante inchaço até o terceiro ou quarto dia após a cirurgia. Depois, o edema regride rapidamente e os pacientes se tornam aptos a trabalhar por volta do décimo dia, mas sem realizar esforço físico.

Prognatismo - pode ser corrigido pela cirurgia ortognática

Leia também:

2 Comentários

  • Olá Ana,

    Sim tem pelo SUS, em breve vamos postar um texto com estas informações.

    Att,

  • preciso fazer essa cirurgia,passei no buco maxilo,ele so faz essa cirurgia particular e nao tenho condiçoes de fazer por ser uma cirurgia muito cara,gostaria de saber se essa cirurgia tem pelo sus tambem? desde ja agradeço!

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.