Cirurgia LASEK: como funciona

O procedimento LASEK tornou-se um dos mais conhecidos tratamentos para correção ocular à laser. Ele é realizado através da anestesia por gotas de colírio,…

O procedimento LASEK tornou-se um dos mais conhecidos tratamentos para correção ocular à laser. Ele é realizado através da anestesia por gotas de colírio, indolor e feito no ambulatório. Saiba mais sobre como funciona a cirurgia LASEK.

A LASEK pode ser feita no ambulatório com colírio anestésico. (Foto: divulgação)

O que é cirurgia LASEK

O LASEK é uma cirurgia para de astigmatismo e miopia , sendo indicada também para hipermetropia. O termo vem do inglês que significa Laser Assisted Sub-Epithelial Keratectomy. A cirurgia reduz a dependência de óculos ou lentes de contato, podendo eliminar inclusive o uso das lentes corretivas.

O LASEK faz com que o epitélio seja conservado, enquanto a cirurgia como PRK faz uma raspagem ou descarta a camada celular. Porém, os estudos não mostraram vantagens em manter o epitélio, por isso esse procedimento não tem sido muito utilizado.

Embora tenha vantagens, existem também problemas em utilizar essa forma de tratamento. O procedimento LASEK se tornou importante para a medicina, pois mostrou que a forma como é retirada a camada celular vai influenciar na velocidade de recuperação e no desconforto pós-operatório do indivíduo. Por esse motivo, a cirurgia de PRK é mais indicada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa.

A LASEK pode substituir o uso de óculos. (Foto: divulgação)

Tipos de LASEK e como funciona

A cirurgia LASEK pode ser normal ou personalizada. O tipo normal, ou terapêutico, é feito com base em um único modelo, que serve para grande parte das pessoas. Já o LASEK personalizado requer um exame específico do olho, sendo feita a cirurgia de maneira mais específica. O profissional irá trabalhar o laser de uma forma diferente.

Durante a cirurgia LASEK, o epitélio da córnea é solto com álcool de maneira que possa ser recolocado. Em seguida, o tecido recém-exposto é tratado com o mesmo laser usado nas demais cirurgias oculares LASIK e PRK. A fixação do indivíduo na luz do laser é essencial para uma correção perfeita. Depois, a camada superior das células é colocada novamente.

Leia Também:  Confira 5 dicas para lidar com o seu chefe

A cirurgia dura cerca de 10 minutos para ser feita nos dois olhos. Normalmente são feitas no ambulatório e fazem com que o paciente fique cerca de 1 hora no hospital somente, podendo ir para casa em seguida.

É essencial consultar o oftalmologista. (Foto: divulgação)

A cirurgia refrativa pode ser uma solução para quem usa óculos. A LASEK é uma excelente opção para quem possui astigmatismo, miopia e outras doenças oculares. O mais indicado é consultar o médico oftalmologista para esclarecer suas dúvidas e tratar o problema. Jamais utilize colírios sem orientação médica.

Top