Cirurgia de orelha de abano: como é feita Cirurgia de orelha de abano: como é feita

Cirurgia de orelha de abano: como é feita

Muitas pessoas se sentem incomodadas com alguma parte do corpo, desejando ser submetidas à cirurgia plástica. Entre as partes que mais deixam as pessoas…

Por Editorial MDT em 23/05/2013

Muitas pessoas se sentem incomodadas com alguma parte do corpo, desejando ser submetidas à cirurgia plástica. Entre as partes que mais deixam as pessoas aflitas estão as orelhas. Saiba como é feita a cirurgia de orelha de abano.

Saiba mais sobre a otoplastia.

A otoplastia traz grandes benefícios estéticos à vida do indivíduo. (Foto: divulgação)

Conheça as indicações da cirurgia de orelha de abano

Segundo especialistas, as orelhas atingem seu tamanho pleno aos 5 ou 7 anos de idade. Devido a isso, a reconstrução da orelha é contraindicada em indivíduos com idade inferior. A partir dos seis anos, mais ou menos, a criança já pode ser submetida ao procedimento cirúrgico.

Saiba quais são os riscos da cirurgia

A cicatriz da cirurgia de orelha de abano é praticamente invisível. Ela fica localizada atrás da orelha, em volta do crânio, região em que há uma pele muito fina e ocorre ótima cicatrização. Quando a cirurgia é realizada por um cirurgião experiente e qualificado, as complicações são raras. No entanto, como qualquer outro procedimento cirúrgico, as complicações existem. Antes de realizar qualquer tipo de cirurgia, é ideal conversar com o especialista, de modo a tirar todas as dúvidas sobre o procedimento.

Antes de qualquer procedimento, é ideal buscar a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

O preparo para a cirurgia

A consulta inicial com o especialista é muito importante. Através dela, o médico avalia cada caso, tanto do ponto de vista da cirurgia proposta, quanto do ponto de vista clínico. Para completar a etapa inicial, o indivíduo é encaminhado para a avaliação de outros médicos, inclusive um cardiologista e um anestesista. Ao fim, o especialista também pode solicitar a realização de exames complementares, essenciais para descartar qualquer problema que prejudique a saúde do paciente durante a cirurgia.

Conhecendo mais sobre a cirurgia

O processo cirúrgico costuma durar em torno de 90 a 120 minutos. Entre as técnicas mais comuns está a realização de uma pequena incisão no fundo da orelha para que a cartilagem seja exposta. Depois de realizar o corte, o cirurgião esculpe a cartilagem, colocando-a para trás em direção à cabeça. Para finalizar, ele remove o maior pedaço da cartilagem, tornando a orelha mais proporcional. Outra técnica relacionada ao procedimento da otoplastia (cirurgia da orelha de abano), é realizada através da remoção da pele e a associação de suturas utilizadas para dobrar as cartilagens e refazer a forma da orelha, sem ser necessária a remoção da cartilagem.

Conheça o preço da cirurgia para orelha de abano.

Saiba como é feita a cirurgia de orelha de abano. (Foto: divulgação)

A orelha de abano é um problema que afeta uma grande parte da população e que pode proporcionar alguns distúrbios psicológicos ao indivíduo. Após saber como a cirurgia é feita, é ideal buscar a orientação de um especialista para uma avaliação adequada e segura.

Top