Circuito de Grutas em Minas Gerais

Minas é um estado conhecido pelo grande número de grutas que são abertas a visitações. Pensando nisso, em 1998 foi criado o Circuito das…

Por Redacao em 29/08/2011

Minas é um estado conhecido pelo grande número de grutas que são abertas a visitações. Pensando nisso, em 1998 foi criado o Circuito das Grutas em Minas Gerais, uma ideia formulada pelos municípios de Lagoa Santa, Matozinhos e Pedro Leopoldo para estruturar melhor o turismo nas grutas. Mais tarde, o Circuito ganhou novos adeptos até que, em 2003, passou a ser reconhecido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, que passou a apoiar o projeto. Hoje em dia, sete cidades integram a associação responsável pelo Circuito das Grutas e promovem ações importantes para o turismo da região. Se você se interessa pelo tema, veja as opções de três grutas bastante conhecidas em Minas Gerais e que fazem parte do Circuito das Grutas:

– Gruta Rei do Mato: na cidade de Sete Lagoas, esta gruta de 220 metros de extensão e 30 metros de profundidade é uma parada obrigatória para os turistas. O acesso é feito no trevo da cidade e, ao chegar lá, os visitantes tem a oportunidade de ver de perto grandes e imponentes formações geológicas, como estalactites e estalagmites. No lado exterior da gruta existe a Grutinha, onde foram encontradas pinturas rupestres, que chegam a seis mil anos de história. Desde 2009, a Gruta Rei do Mato é uma unidade de conservação, denominada “Monumento Natural Gruta Rei do Mato”, que tem o objetivo de garantir a integridade da gruta e do seu entorno. A gruta está aberta diariamente para visitas, entre 8h e 16h30.  Informações pelo telefone (31) 3771.5258.

– Gruta da Lapinha: o famoso naturalista dinamarquês Peter Lund descobriu, no século XIX, um local de importância tanto nacional quanto internacional: a Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa. Procurada por muitos turistas, a gruta fica próxima ao Parque Estadual do Sumidouro, famoso pela presença de sítios arqueológicos.  A descoberta da Gruta da Lapinha foi um marco importante para a afirmação da Teoria da Evolução das Espécies, criada por Charles Darwin, já que no local foram achados muitos fósseis de inúmeras espécies da fauna que viveu por ali há mais de 20 mil anos. Outro grande destaque da Gruta da Lapinha fica por conta do aparecimento de fósseis humanos muito antigos. Para visitar essa gruta de Minas Gerais, basta comparecer entre terça-feira e domingo, das 9h às 16h. Outras informações podem ser obtidas por telefone: (31) 3661.8671

– Gruta do Maquiné: localizada em Cordisburgo, esta gruta também foi descoberta nos idos do século XIX e também foi objeto de estudo de Peter Lund. Durante a pesquisa feita, ele descobriu que o local tinha sido habitado por humanos e animais no período quaternário da evolução da Terra. Uma vez lá, os turistas tem a oportunidade de passear por 650 metros a uma profundidade de 18 metros. Entre os elementos formadores da Gruta do Maquiné destacam-se o carbonato de cálcio e o gesso. Assim como a Gruta Rei do Mato, o local também é considerado uma unidade de conservação desde 2005. A Gruta do Maquiné abre todos os dias, das 8h às 16h30. Outras informações pelo site: www.grutadomaquine.tur.br

Visite Minas Gerais e conheça o circuito das grutas será um passeio inesquecível.

Top