Cigarro aumenta chances de depressão

Redacao 11/04/2015 Notícias

Você sabia que cigarro aumenta chances de depressão? De acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Birmingham e do Centro para Estudos do Tabaco e Álcool da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, parar de fumar trás diversos benefícios e entre eles a melhor saúde mental. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em 2030, oito milhões de pessoas morram por ano por conta deste perigoso hábito.

Confira: Cigarro eletrônico é mais cancerígeno que o convencional

Cigarro aumenta chances de depressão - A depressão é uma doença muito séria que trás muitas complicações na vida de quem há tem (Foto: Divulgação)

Cigarro aumenta chances de depressão

Na pesquisa realizada foram analisados os resultados de 26 estudos que avaliaram a saúde mental das pessoas antes e pelo menos seis semanas após a cessação do tabagismo. Elas tinham uma idade média de 44 anos e fumavam cerca de 20 cigarros por dia, sendo que parte do grupo estava sendo tratado para condições clínicas psiquiátricas. Ao medir o estado de saúde mental, ansiedade, depressão, positividade, estresse e qualidade de vida psicológica, os pesquisadores descobriram que cigarro aumenta chances de depressão.

Leia também: Como Parar de Fumar ? Dicas, Tratamentos

O cigarro possui diversos outros malefícios (Foto: Divulgação)

Como fumantes experimentam irritabilidade, ansiedade e depressão quando passam muito tempo sem cigarro – e os sintomas cessam ao fumar – o estudo sugere que as pessoas podem interpretar mal os sintomas de abstinência de nicotina, acreditando que fumar traz benefícios psicológicos.

Dieta anti-fumo cardápio

Agora que você já sabe que o cigarro aumenta chances de depressão, confira uma dieta anti-fumo para ajudar você a parar de fumar. Essa dieta prioriza alimentos que atenuam a vontade de fumar, em detrimento daqueles que “chamam o cigarro”, como bebidas alcoólicas, café, frituras e refrigerantes à base de cola, por exemplo.

Ricos em vitaminas e bioativos capazes de interferir no humor, evitando a ansiedade e a depressão, os alimentos que compõem o cardápio para parar de fumar também desintoxicam o organismo, contribuindo para levar uma vida mais saudável.

Dietas anti fumo são uma ótima medida para parar de fumar naturalmente (Foto: Divulgação)

Café da manhã

  • Vitamina de frutas (um copo de leite desnatado, uma colher de sobremesa de aveia, fruta da sua preferência e adoçante, se necessário, batidos no liquidificador).
  • Uma ou duas fatias de pão integral com uma fatia de queijo minas frescal magro.

Lanche da manhã

  • Um copo de suco antioxidante (ou uma maçã)

Almoço

  • 4 colheres (sopa) de feijão
  • 4 colheres (sopa) de arroz branco
  • 1 prato (sobremesa) de salada (alface, tomate e cebola)
  • 1 colher (sopa) de cenoura refogada em rodelas
  • 1 filé de peixe grelhado
  • 1 banana-maçã média (para a sobremesa)

Lanche da tarde

  • 1 prato (raso) de mingau de aveia (180 ml de leite desnatado e 1 colher de sopa de aveia em flocos)

Leia mais: Alternativas para a mulher parar de fumar

Invista em métodos para parar de fumar (Foto: Divulgação)

Jantar

  • Macarrão ao alho e óleo com brócolis
  • Frango grelhado
  • 1 prato (sobremesa) de salada de tomate com rúcula
  • 1 colher (sopa) de abobrinha

Outros artigos

Curso De Engenharia Mais Procurado

31/03/2011

Curso De Engenharia Mais Procurado

A profissão de engenheiro reserva muitos episódios de sucesso na carreira e promete posicionar bem o indivíduo no mercado de trabalho. Quem opta por essa área ap...