Cientistas podem ter descoberto a origem do câncer de mama

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos e pelo Laboratório Terry Fox da Agência para o Câncer em Vancouver, no Canadá,…

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos e pelo Laboratório Terry Fox da Agência para o Câncer em Vancouver, no Canadá, afirma ter descoberto a origem do câncer de mama. O estudo foi publicado na revista especializada Stem Cell Reports.

Cientistas descobriram a origem do câncer de mama analisando tecidos de mulheres normais. (Foto:Divulgação)

Sabe-se que o câncer é uma célula entre milhões que começa a funcionar de forma inadequada. No caso dos tumores malignos na mama, a célula maligna fia situada nos ductos, que levam o leite da glândula mamária aos mamilos. Os cientistas, por sua vez, buscaram entender o porquê desta região dos seios.

Origem do câncer de mama pode ter sido descoberta

David Gilley e Connie Eaves realizaram uma pesquisa para descobrir a verdadeira origem do câncer de mama. Ao realizar as análises, eles constataram que todas as mulheres têm uma classe particular de células-mãe com telômeros curtos (estruturas que formam as extremidades dos cromossomos). Esta característica vale tanto para as mulheres propensas a desenvolver o câncer de mama como também para aquelas que não possuem histórico da doença na família.

De acordo com a pesquisa, os cromossomos com extremidades pequenas fazem com que as células fiquem mais propensas a sofrer mutações que desencadeiam o câncer.

A origem do câncer de mama está ligada aos cromossomos com extremidades pequenas. (Foto:Divulgação)

Para chegar a uma conclusão sobre a origem do câncer de mama, os cientistas contaram com a colaboração de mulheres normais, que doaram os seus tecidos para análise após passar por uma operação de redução de seios com objetivos estéticos. Diferentemente de outros estudos, esta pesquisa não se baseou nas amostras de pacientes com câncer de mama.

Continuar Lendo  Pesquisa associa tempo de gestação à desempenho escolar da criança

As células-mãe se dividem em outras estruturas diferenciadas que, por sua vez, formam os ductos mamários. Quando os telômeros perdem a função e não conseguem manter a estrutura do cromossomo, as extremidades se juntam ou se ligam a outras, resultando em um verdadeiro caos.

Todas as mulheres possuem células com telômeros bem curtos, mas nem todas desenvolvem o câncer. No entanto, a multiplicação inadequada dessas células pode funcionar mal e resultar na formação de um tumor maligno.

Prevenção do câncer de mama

A mamografia é fundamental para prevenir câncer de mama. (Foto:Divulgação)

Recentemente a atriz Angelina Jolie tirou os seios para evitar tumores malignos, no entanto, existem formas menos agressivas de evitar o câncer de mama. No dia a dia, a mulher deve adquirir hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, não fumar, manter uma alimentação saudável e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Algumas dicas de prevenção de câncer de mama são essenciais e devem ser colocadas em prática na rotina feminina, como a realização do autoexame e a mamografia.

Top