Cientistas inventam meia antichulé

PUBLICIDADE
Imagem: (Foto Divulgação)contra

Cientistas da Espanha produziram meias de uma textura contra  bactérias, as quais evita o chulé e problemas como coceiras e fungos. A inovação foi criada pelo UPC (Centro de Inovação Tecnológica da Universidade Politécnica da Catalunha), que espera lançar o produto ainda neste ano. O UPC, inaugurado na década de 70, é especializado no desenvolvimento de novas composições têxteis para aproveitamentos práticos.

Para produzir a textura, os especialistas combinaram fibras de celulose, normalmente usadas para terminações medicinais, com uma solução de zinco e outros elementos que trabalham como bactericidas. Hoje em dia, os produtos têxteis vendidos para impedir o mau cheiro acarretado pela transpiração usam como agente bactericida a prata, componente que origina implicações na pele, como dermatose, fungos e coceira.

Os especialistas demonstraram que o zinco sobreposto na fibra extingue 99,8% dos micróbios Staphylococcus aureus e 97% dos Klebsiella pneumoniae, os quais acarretam o mau odor. A meia pode ser útil para indivíduos que transpiram demasiadamente e esportistas. A textura pode ser empregada na produção de outros tipos de roupas.

PUBLICIDADE

Saiba mais

O que causa o chulé?

O chulé é o nome proporcionado à bromidrose, odor do corpo ocasionado pela atuação de microorganismos. Ocorre quando microorganismos presentes na pele apodrecem e fermentam o suor para sua sustentação. Ele pode ocorrer com qualquer pessoa, independente do sexo e da idade, porém é mais corriqueiro em adolescentes, já que os hormônios que atuam nessa fase aumentam a transpiração.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.