Cientistas inventam lente de contato com tela eletrônica

Cientistas da Universidade de Washington criaram uma lente de contato que possui uma tela eletrônica capaz de projetar imagens diretamente na retina. O projeto…

Cientistas da Universidade de Washington criaram uma lente de contato que possui uma tela eletrônica capaz de projetar imagens diretamente na retina. O projeto foi testado nos olhos de coelhos, e em breve pode ser adaptado ao olho humano. A divulgação do estudo foi do “Journal of Micromechanics and Microengineering”.

A primeira versão do protótipo desenvolvido pelos bioengenheiros possui e exibe apenas um pixel no olho do animal, porém, com o avanço da tecnologia poderá ser usado para mostrar dados via satélite, como mapas, documentos, imagens, vídeos, e-mails e muito mais. Além disso poderá também auxiliar as pessoas portadoras de doenças a estarem cientes do horário do remédio ou do estado de saúde, como as que sofrem de diabetes e glaucoma.

O acessório funciona através de energia enviada por rede sem fio, enviada a partir de uma antena de cinco milímetros. A lente então capta um sinal de rádio de alta frequência graças a um transmissor a 10 centímetros do olho. Os resultados foram positivos e não trouxeram nenhum problema para os olhos dos coelhos que participaram do teste.

O objetivo dos pesquisadores agora é aperfeiçoar as lentes, fazendo com que elas tenham uma capacidade maior de 1 pixel. Entretanto, até mesmo o protótipo já pode ser utilizado para emitir alertas. Por hora, os cientistas devem buscar melhorar o sistema de transmissão de energia sem fio.

Top