Cientistas descobrem nova técnica para combater o vírus da hepatite C

Cientistas descobrem nova técnica para combater o vírus da hepatite C

Editorial MDT 18/01/2012 Notícias

PUBLICIDADE

Imagem: (Foto Divulgação)

Cientistas britânicos descobriram uma nova forma de impedir a infecção do vírus da hepatite C (HCV) no fígado, um descobrimento capaz de proporcionar novas terapias para indivíduos diagnosticados com a doença.

“Quando o HCV infecta uma pessoa, ele precisa de gotículas de gordura no fígado para formar novas partículas virais”, diz Jean François, professor do Departamento de Microbiologia e Imunologia da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá. “O processo faz com que a gordura se acumule no fígado, levando a uma disfunção crônica do órgão.”

PUBLICIDADE

O vírus da hepatite C está em mutação constante, o que torna difícil o desenvolvimento de terapias antivirais que tenham como alvo o próprio vírus”, diz Jean. “Então decidimos tentar uma nova abordagem.”

O especialista e sua equipe criaram um inibidor que reduz o tamanho das gotas de gordura nas células hepáticas e faz com que o vírus não crie resistência, deixem de se dividir e de contaminar outras células. “Nossa abordagem consiste em bloquear o ciclo de vida do vírus, de modo que ele deixe de se espalhar e de causar mais danos ao fígado”, afirma François. A nova descoberta foi apresentada e divulgada pela revista científica PLoS Pathogens.

Segundo François, o vírus HCV é um dos diversos tipos de vírus que precisam de gordura para se dividir no corpo humano. Para ele, a descoberta para diminuir a propagação do vírus pode se resultar em novas terapias que poderiam ser aproveitadas em outras doenças, como é o caso do vírus da dengue.

Mais de 170 milhões de indivíduos no mundo inteiro lidam com a doença, que é uma das principais causas de câncer de fígado. O vírus é transmitido pelo sangue e não há vacina para evitá-lo.

PUBLICIDADE

Novos medicamentos

No Brasil, chegaram recentemente dois novos medicamentos versados  como antivirais de atuação direta – telaprevir e o boceprevir. As novas drogas são capazes de curar entre 70% e 75% dos indivíduos infectados.

Até pouco tempo atrás, os indivíduos infectados, eram tratados com interferon, um medicamento que instiga o sistema imunológico, ligado ao antiviral ribavirina, com porcentagens de cura entre 40% e 45%. Depois da descoberta dos novos remédios, o tratamento será realizado com terapia tripla – os dois já utilizados combinados com o novos medicamentos.

Outros artigos

Primeiro Emprego no Senac

17/11/2014

Primeiro Emprego no Senac

O Primeiro Emprego no Senac tem contribuído com milhares de jovens que buscam a primeira oportunidade no mercado de trabalho. A instituição qualifica profissionais p...

Inscrições Jovem Aprendiz Eletrobras 2016

07/01/2016

Inscrições Jovem Aprendiz Eletrobras 2016

As inscrições Jovem Aprendiz Eletrobras 2016 ainda não estão abertas, mas quem deseja ingressar na estatal precisa se preparar desde já, pois certamente as vagas ser...