Cientistas criam tinta capaz de captar energia solar

Embora os painéis de captação solar sejam relativamente comuns atualmente, o seu alto preço acabam por inibir a sua popularização. Por esse motivo, poucas…

Por Redacao em 31/12/2011

Imagem da solução / ACS Nano

Embora os painéis de captação solar sejam relativamente comuns atualmente, o seu alto preço acabam por inibir a sua popularização. Por esse motivo, poucas moradias contam com um sistema que ajuda a captar a sua própria energia, a partir da iluminação natural. No entanto, os cientistas Prashant Kamat e John Zahm, da Universidade de Notre Dame, em Indiana, nos Estados Unidos, divulgaram a sua nova invenção que pode mudar isso: uma espécie de tinta capaz de captar energia solar em eletricidade.

O projeto ficou conhecido como “Sun-Believable”. Em sua composição básica, a tinta é uma solução de diversos “pontos quânticos” (partículas semicondutoras) em álcool e água. Esses pontos quânticos têm a propriedade de transformar a luz em elétrons, ou seja, produzir energia quando exposta ao sol ou à fontes artificias de iluminação.

Para funcionar, a tinta pode ser aplicada sobre qualquer material condutor (apenas para reunir a energia captada) e depois seca com uma pistola de calor. Os autores do projeto explicam que a Sun-Believable pode ter um custo de produção em larga escala muito menor que os atuais painéis de silício. No entanto, a tinta que capta energia solar tem uma eficiência de apenas 1% no estágio atual contra 10% a 15% dos painéis de silício.

Top