Cientistas criam manto de invisibilidade

Não se trata de um equipamento tão eficiente quanto a capa de invisibilidade usada por Harry Potter na ficção de J. K. Rowling, mas…

Não se trata de um equipamento tão eficiente quanto a capa de invisibilidade usada por Harry Potter na ficção de J. K. Rowling, mas os cientistas já estão um pouco mais perto de criar um equipamento capaz de ocultar objetos por completo. Uma equipe da Universidade de Dallas, Estados Unidos, vem desenvolvendo um experimento com nanotubos de carbonos com resultados promissores.

Para causar o efeito, eles alinham uma série de pequenos tubos de carbono com grande precisão. Então, aquecem o conjunto até uma temperatura aproximada de 2,3 mil graus célsius. Isso aquece a água em torno dos tubos e cria uma espécie de gás. Dessa forma, os cientistas recriam em um ambiente controlado o efeito de miragem, comum em autoestradas e dunas do deserto em dias de sol intenso.

Efeito de miragem criado em estradas sob sol intenso.Efeito de miragem criado em estradas sob sol intenso.

A camada de gás formada em torno dos nanotubos tem um índice de refração diferente ao do restante da água. Dessa forma, ocorre a refração da luz, exatamente como na superfície de lagos que parecem refletir o céu. Logo, o experimento não nos permite enxergar através do manto, mas apenas gera um espelhamento daquilo que está logo acima do objeto para observadores próximos do alinhamento dos tubos.

Top