Cientistas criam fórmula para descobrir o potencial de uma música para ser um Hit

Um grupo de cientistas conseguiram desvendar o segredo para uma música se tornar o “hit do ano”. As primeiras menções já eram conhecidas: para…

Por Redacao em 20/12/2011

Um grupo de cientistas conseguiram desvendar o segredo para uma música se tornar o “hit do ano”. As primeiras menções já eram conhecidas: para um som se tornar sucesso deve-se escolher a época certa para lançá-la e ficar atento as preferências culturais do lugar. Entretanto, uma novidade promete abalar as estruturas do mundo sonoro: eles desenvolveram uma fórmula para mensurar o potencial de sucesso da música.

O algoritmo criado foi capaz de analisar inúmeras músicas e chegar as 40 mais ouvidas no Reino Unido, nos últimos 50 anos. Foram avaliadas uma série de elementos, como a harmonia dos acordes, variação do volume, capacidade que a trilha tem de fazer com que o público dance, etc. Com isso foi possível prever, com 60% de exatidão, quais as canções que se tornariam os maiores sucessos, classificadas em 5 dentre as 40, e quais não conseguiram galgar muitos lugares, colocadas nas 10 últimas posições.

Além disso, foi exequível destacar boa parte da história musical britânica. Entre ela, foi constatado que músicas da década de 80 tinham a obrigação de ser dançante, caso quisessem fazer muito sucesso. Entre os principais clássicos, os cientistas citam: “Lets Dance” (David Bowie), “Don’t Go” (Yazoo) e “Girls Just Wanna Have Fun” (Cindy Lauper).

Outro fator levantado foi que, até 1990 as músicas eram harmonicamente mais “simples”. A partir daí, segundo eles, as canções se tornaram um pouco mais complexas, tecnicamente falando. Essa é uma característica que pode ser vista até hoje.

Apesar do estudo parecer totalmente sensato e repleto de sucesso, os resultados podem variar quando selecionado outro tipo de local, já que a pesquisa foi realizada totalmente no Reino Unido.

Top